Terça-Feira, 16 de Junho de 2015 @ 10:50
São Paulo – Necessidade de separação das programações é relacionada aos direitos de transmissão do torneio
Quem decidiu acompanhar a estréia da Seleção Brasileira na Copa América na noite do último domingo (14) via internet, mas utilizando o áudio de uma emissora de rádio, provavelmente foi surpreendido pela ausência da transmissão. Mesmo com os direitos adquiridos para acompanharem ao vivo as partidas da Copa América 2015, as emissoras não estão autorizadas a repetirem as jornadas através da internet, ou seja, o direito é valido para as ondas terrestres (AM e/ou FM). Para não deixar apenas um aviso no áudio on-line sobre a ausência do jogo, algumas emissoras tem optado em gerar outra programação via streaming. Trata-se de uma maneira de manter as atividades na internet, mantendo assim uma audiência que talvez não esteja interessada em acompanhar a partida.
Essa prática foi percebida pela equipe do Tudo Rádio nos áudios on-line de redes como Jovem Pan AM, Jovem Pan News, BandNews FM, Rádio Bandeirantes e CBN. Essas emissoras mantiveram suas programações jornalísticas, além de informarem o placar da partida e alguns detalhes sobre o jogo, mas sem realizar a transmissão ao vivo da jornada. Enquanto isso essas mesmas rádios realizam a transmissão dos jogos, inclusive através de suas afiliadas, porém tudo via onda terrestre (em FM e/ou AM). As afiliadas devem seguir essa orientação de direitos, mantendo outra programação via internet ou suspender o serviço de streaming durante a transmissão do jogo via dial.
Outro fato curioso envolve a Rede BandNews FM. Caso o ouvinte escolha conectar o áudio on-line de outra emissora que não seja a matriz 96.9 FM de São Paulo, vai acompanhar a programação normal da rede jornalística. Isso não ocorria durante a Copa do Mundo de 2014, quando os áudios on-line da maioria das estações que cobriram o torneio mundial eram suspensos ou executavam mensagens gravadas informando a questão da abrangência dos direitos de transmissão. Outro detalhe que envolve a BandNews e o Grupo Bandeirantes de Comunicação é a formação da Rede Verde e Amarela para a cobertura da Copa América entre as redes Rádio Bandeirantes, BandNews FM e Bradesco Esportes FM, mesmo processo realizado em outros torneios de futebol que envolveram a Seleção Brasileira.
Os direitos de transmissão via internet estão com a Rede Globo, que executa a cobertura ao vivo através de seu portal de notícias esportivas. Vale lembrar que o direito de transmissão via internet não foi estendido para as rádios do Grupo Globo, como a CBN e a Rádio Globo.
A Copa América edição 2015 é realizada no Chile e foi iniciada no último dia 11.
Sintonia no dial - Veja a lista de emissoras captadas na sua cidade e região: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.