O rádio brasileiro acaba de viver um dos momentos mais significativos para seu fortalecimento. Após opinião emitida por uma das diretoras de grande plataforma digital de vídeos em relação ao meio rádio e aos hábitos do ouvinte brasileiro, emissoras do Paraná se uniram em manifesto dirigido à executiva e conseguiram mobilizar rádios do país inteiro. Até o artista Luan Santana – citado pela diretora – partiu em defesa do meio e apoiou, com fala inclusive em famoso programa de TV nacional, a posição liderada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) para maior respeito entre os meios e melhor compreensão sobre o atual cenário de convergência das mídias.
Embora incômoda, a situação permitiu que o rádio relembrasse seu valor para o público brasileiro e buscasse maior integração e colaboratividade. A fim de amplificar essa união, a Aerp promove em novembro um grande evento que reúne as emissoras do Paraná e acaba contando também com rádios de diversas partes do Brasil. Promovido a cada dois anos, o Congresso Paranaense de Radiodifusão é um dos maiores eventos do setor no país e, em 2015, chega à 23ª edição, em Foz do Iguaçu.
Durante três dias de evento, profissionais da radiodifusão terão à disposição uma série de atividades centradas em avaliar os rumos das emissoras, tendo como base o conhecimento do que há de mais novo em tecnologia, oportunidades de negócio, estratégias de liderança, mercado publicitário e tendências mundiais.
Nomes como Salles Neto (fundador e presidente do Grupo Meio & Mensagem), Eduardo Moreira (sócio-fundador do Banco Brasil Plural), Renato Meirelles (presidente do Data Popular) e Mauricio Louzada (“Palestrante Motivacional do Ano para a América Latina” por duas vezes e assistido por mais de 1 milhão de pessoas em 12 países) juntam-se a representantes do Ministério das Comunicações e Anatel para completar um momento único de atualização e networking para os participantes.
Além de palestras e painéis, os profissionais poderão ver de perto as novidades da área técnica da radiodifusão com a Feira Nacional de Equipamentos. Entre os expositores que já confirmaram presença, estão as empresas BT Broadcast, Access, Teletronix e a Playlist. Nesta edição, serão 25 estandes.
Para o presidente da Aerp, Márcio Villela, fortalecer a relação entre os radiodifusores, em um evento como este, é uma maneira de unir esforços na proposição de novas ideias em sintonia com o futuro. “Entendemos que o Congresso é um espaço de construção e diálogo para encontrarmos caminhos comuns, uma oportunidade para discutir temas que possibilitarão ao rádio continuar crescendo no mercado, conquistando novos espaços e se integrando às novas mídias no mesmo plano de igualdade”, destaca.
O evento é realizado em parceria com o Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR) e ocorre em Foz do Iguaçu. O patrocínio é feito pela Itaipu Binacional, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Fomento Paraná, com apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC).
SERVIÇO
23º Congresso Paranaense de Radiodifusão
Data: 11 a 13 de novembro de 2015
Local: Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort - Foz do Iguaçu
Inscrição e outras informações: www.aerp.org.br/congresso
Tags:
Rádio, Aerp, congresso, Foz do Iguaçu, SERT, reunião