Segunda-Feira, 05 de Outubro de 2015 @ 07:41
Rio de Janeiro - Sergio Loureiro e Rogerio Gonçalves encerraram seu ciclo pela FM carioca
Uma das novidades do dial FM do Rio de Janeiro já apresenta mudanças em sua equipe. Os profissionais Sergio Loureiro e Rogerio Gonçalves não participam mais da Top Rio FM 104.5, emissora que está no ar desde o dia 14 de agosto. A informação foi apurada neste final de semana pela redação do Tudo Rádio, confirmando a mudança na equipe da Top Rio FM. A nova emissora possuí uma programação popular/hits com foco nos gêneros musicais funk carioca, pagode, sertanejo, entre outros A direção artística da rádio não foi alterada. Acompanhe:
Sergio Loureiro estava responsável pela gerência de programação e promoção, além de prestar consultoria para a implantação da rádio (trabalho que durou por mais de 1 ano, apesar do pouco tempo da emissora no dial) ao lado de Rogerio Gonçalves. Rômulo Costa seguirá como diretor artístico da emissora. Vale lembrar que a Top Rio FM é um projeto de rádio popular/hits operado pelo Furacão 2000, marca que ficou famosa em todo país devido o trabalho realizado dentro da música “funk carioca”. O grupo chegou a gerir outra emissora no Rio de Janeiro até o segundo semestre de 2012, através da 107 FM 107.1 de Petrópolis (com sintonia na capital fluminense e demais cidades da região metropolitana).
A estreia da Top Rio FM encerrou uma trajetória de 20 anos de programação religiosa/evangélica na sintonia 104.5 FM, emissora de porte técnico considerável no Rio de Janeiro (classe E1 – leia sobre). A rádio também tem gerado uma certa expectativa no meio rádio por oferecer um projeto concorrente ao trabalho executado pela atual líder geral de audiência no FM do Rio de Janeiro, a FM O Dia FM 100.5. Desde outubro de 2014 o Rio de Janeiro não contava com duas emissoras com transmissão a partir da própria capital que oferecem uma grade musical popular/hits à audiência local. Este público era atendido apenas pela FM O Dia desde o encerramento da Beat98 FM 98.1 (atual Rádio Globo).
Audiência FM
A medição mais recente realizada pelo Ibope Media aponta uma larga vantagem para a FM O Dia FM 100.5, emissora que lidera com certa facilidade nos principais períodos da pesquisa (junho a agosto/2015). A rádio segue dona da maior média de ouvintes por minuto no FM brasileiro, isso quando confrontado o resultado da FM O Dia com de outras emissoras em diferentes mercados. O FM carioca também viu avanços nas médias de rádios como JB FM 99.9 (terceiro lugar geral no 05h-00h/todos os dias e locais, além da liderança no segmento adulto-contemporâneo) e Super Rádio Tupi FM 96.5 (quarto geral no FM).
Nova FM no Rio
Na última sexta-feira (2) o Tudo Rádio relatou a sintonia de uma nova estação na região metropolitana do Rio de Janeiro. Trata-se da 106.1 FM, emissora ligada à Fundação Sara Nossa Terra. A tendência é de que a programação da Rede Sara Brasil FM assuma o canal (clique aqui e leia sobre).
Sinal da 104.5 FM – Veja o alcance de sinal da Top Rio FM e de outras FMs. Escolha: Grande Rio de Janeiro, Região dos Lagos, Região Serrana e/ou Sul Fluminense.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.