Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Na sua opinião, qual o formato de rádio que mais se beneficiou em audiência ao longo de 2020, ano impactado pela pandemia do novo coronavírus?

Enquete

Quarta-Feira, 30 de Dezembro de 2015 @ 10:52

Mundo fecha 2015 com mais de 100 mil emissoras de rádio e 7,5 bilhões de celulares

São Paulo – Colunista da CBN afirma que a expansão da tecnologia móvel facilita o acesso ao rádio

Publicidade

A rede liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo levou ao ar ontem (29) mais uma edição da coluna Mundo Digital, de Ethevaldo Siqueira. O colunista fez um balanço do avanço das comunicações do mundo em 2015, destacando também o ganho de importância obtido pelo rádio. O panorama descrito por Siqueira confirma o que foi discutido ao longo dos congressos realizados no Brasil e no exterior, onde painéis mostraram através de números os avanços obtidos pelo meio rádio, inclusive com recordes de audiência. O mundo fecha 2015 com mais de 100 mil estações de rádio.

Segundo Ethevaldo Siqueira, as comunicações fecharam 2015 com mais de 7,5 bilhões de dispositivos móveis, considerados pelo colunista como “os novos receptores do rádio”. Siqueira afirma que esse quadro “contraria todas as previsões de que o rádio iria desaparecer”, tendo o seu alcance cada vez mais facilitado pela tecnologia. Além da recepção via ondas terrestres (FM) presentes na maioria dos modelos de celulares (inclusive smartphones), a popularização dos aplicativos móveis e portais de rádios adaptados aos dispositivos tem facilitado o consumo do conteúdo do rádio em diferentes situações.

O panorama descrito na coluna Mundo Digital da CBN vai ao encontro com a realidade exemplificada em painéis em congressos importantes, como no SET Expo 2015 (realizado em agosto passado na cidade de São Paulo) e 27º Congresso da Radiodifusão (da ABERT, ocorrido em outubro no Distrito Federal). Na época o Tudo Rádio acompanhou as palestras que mostraram o crescimento da audiência do rádio via ondas e também a criação de novos públicos devido a presença do meio na internet, com destaque para o cenário dos Estados Unidos, onde o rádio cresceu no AM/FM e contou com um novo universo presente no on-line (sem “roubar” a audiência do offline – leia sobre).

Ao longo de 2015 o Ibope Media divulgou pesquisas relacionadas ao comportamento e o tamanho da audiência de rádio no Brasil, com a afirmação de que 89% da população brasileira acompanha o meio rádio nas maiores regiões metropolitanas do país (saiba mais). A tendência é de que esse quadro seja ainda mais favorável ao rádio em 2016 (clique aqui e veja a expectativa).

Colaboração de Nelson Pinto

Rádio via celularClique aqui e saiba como utilizar os players do Tudo Rádio via celular.

E o que ouvir no ar? - Confira os dials do Tudo Rádio e saiba o que está no ar em FM e no AM: clique aqui!


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Panorama, audiência, rádio, crescimento, celulares, 2015, balanço, CBN

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.