A semana terminou movimentada em vários mercados de rádio do Brasil. E a situação em Curitiba não foi diferente. O FM paranaense acompanhou a tendência de alta na média de ouvintes por minuto do meio vista nas medições de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, o universo de rádio em Curitiba evoluiu de forma considerável. A atualização dos dados realizada pela Kantar Ibope Media também apontou um crescimento da disputa por colocações. As quatro primeiras colocadas na audiência FM estão bem próximas. Acompanhe alguns destaques (nov/15 a jan/16, 05h-00h/todos os dias e locais):
Disputa pelo topo
Curitiba está acompanhando um cenário de intensa disputa pelas primeiras colocações, algo que não era observado há algum tempo no mercado paranaense. A Caiobá FM 102.3, atual vice-líder nos principais períodos da medição, apresentou mais uma variação positiva e viu a diferença que a separa da líder aumentar. A Massa FM 97.7 segue isolada na primeira colocação do 05h-00h/todos os dias e locais e a 98 FM 98.9 está estável em terceiro geral. A diferença entre as três rádios não é grande, isso quando comparado os números registrados ao longo de 2015 e 2014.
Também é destaque o avanço da Jovem Pan FM 103.9, líder no segmento jovem/pop e quarto lugar geral. A emissora se isolou na sua colocação e apresentou uma das maiores variações do ranking. Está próxima do “top 3” da audiência FM da Grande Curitiba.
Mais “brigas”
Também é intensa a disputa por colocações no “top 10”. A Ouro Verde FM 105.5, líder no segmento adulto-contemporâneo, apresentou um crescimento de destaque na atual medição e diminuiu a diferença que a separa do “top 5” curitibano. A rádio também se defendeu de mais um avanço da BandNews FM 96.3, atual líder no jornalismo em FM. A 96.3 FM tem sido um dos destaques da pesquisa de audiência desde 2015, registrando na atual medição a sua melhor marca de audiência (isso na comparação com todos os resultados já registrados pela FM desde a sua estreia, ocorrida em 2006).
Outra emissora que bateu recorde e avançou na pesquisa foi a Mundo Livre FM 93.9. A estação registrou a sua melhor marca de audiência no 05h-00h/todos os dias e locais, emissora que está no ar desde 2008.
Outras FMs medidas pelo Ibope Media também oscilaram positivamente e contribuíram para a alta do FM curitibano.
Nova abordagem da pesquisa
A Kantar Ibope Media anunciou publicamente que
está realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pela Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Com isso o universo de ouvintes deverá ser ampliado de forma significativa e os primeiros resultados já passam a ser observados pelo mercado nas atuais medições. A metodologia deverá atingir de forma integral o resultado a partir de abril, quando será feita a atualização de um período cheio de 2016 (janeiro a março). A pesquisa atual conta apenas com janeiro, mês de adoção da nova abordagem.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Curitiba