Foi publicada na segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União a exoneração de Américo Martins, do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Na mesma edição, o DOU publicou que Asdrúbal Figueiró assumiu o cargo de diretor-geral.
O jornalista Américo Martins, que estava no cargo desde agosto do ano passado, entregou seu pedido de demissão ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, no dia 2 de fevereiro. O desligamento foi motivado por questões pessoais.
Na mesma ocasião, Asdrúbal Figueiró também anunciou sua saída do cargo. Ele estava na empresa desde março de 2015, quando assumiu a diretoria de conteúdo e programação, a convite de Martins. O Diário Oficial trouxe ainda na edição desta segunda-feira a nomeação do jornalista Pedro Varoni para o cargo de diretor-geral. Ele ocupava o cargo de diretor de jornalismo da TV Sergipe, estado onde também atuou como professor do curso de jornalismo na Universidade Tiradentes.
Durante 25 anos, Varoni trabalhou em afiliadas da Rede Globo, tendo ocupado os cargos de gerente de jornalismo em emissoras do grupo EPTV, em Varginha (MG) e São Carlos (SP), além de chefe de redação em Ribeirão Preto (SP). Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado e doutorado em linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Varoni integra os grupos de pesquisa do Laboratório de Estudos do Discurso e Geminis (Labor) e do Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas (Geminis), ambos da UFSCar.
Com informações do Portal Comunique-se
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, EBC, presidente, comando, Brasília