Assim como São Paulo, o meio FM do Rio de Janeiro conta com várias estações que registraram variações positivas em seus números de audiência. Os dados foram atualizados pelo Kantar Ibope Media, sendo que o resultado atual é o primeiro que compreende o período completo de 2016, ou seja, a influência causada pela nova abordagem do Kantar Ibope Media atinge 100% da medição. E a capital fluminense viu nova mudança na primeira colocação geral. Acompanhe alguns destaques (05h-00h/todos os dias e locais, janeiro a março de 2016):
“Nova líder”
O Rio de Janeiro viu mais uma mudança na primeira colocação geral da audiência FM, isso nos principais períodos da pesquisa. A Rádio Melodia FM 97.5 reassumiu o topo da pesquisa no 05h-00h (todos os dias e locais) e também no 06h-19h (segunda à sexta-feira). A rádio, que também é líder no segmento gospel no Rio, já havia ocupado a primeira colocação no resultado atualizado em fevereiro passado. Agora a 97.5 FM volta para o topo da medição. Ela e a FM O Dia FM 100.5 continuam isoladas na disputa pela primeira colocação, além de serem donas das maiores médias de audiência no FM brasileiro.
Mais avanços
A JB FM 99.9, líder no segmento adulto-contemporâneo no Rio, avançou de novo e segue isolada na terceira colocação geral. A cada atualização dos dados de audiência a JB FM bate um novo recorde em relação aos resultados históricos registrados pela emissora no Rio de Janeiro. Na sequência o mercado carioca também viu avanços significativos nos índices das rádios Super Rádio Tupi FM 96.5 e Rádio Globo FM 98.1, concorrentes que também vivem os seus melhores desempenhos na medição da audiência FM.
O meio carioca também viu melhoras nos índices das rádios Cidade FM 102.9 (segue em sétimo geral), SulAmérica Seguros Paradiso FM 95.7, MPB FM 90.3 e BandNews FM 94.9 (líder no “all-news” em FM, rádio que fecha o “top 10” carioca). Também é novidade a aproximação da Top Rio FM 104.5, emissora popular inaugurada no semestre passado e que já está “flertando” com o “top 10” do FM fluminense.
Transamérica FM 101.3 e Catedral FM 106.7 também apresentaram variações significativas em suas médias de ouvintes por minuto em 05h-00h/todos os dias, na comparação com o resultado anterior.
Nova abordagem da pesquisa
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente
que está realizando mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Rio de Janeiro:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Rio de Janeiro