Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Quarta-Feira, 20 de Abril de 2016 @ 10:54

Rádios do lote residual podem solicitar mudança para dial convencional na migração das AMs

Brasília – Anatel liberou consulta pública para quatorze estados

Publicidade
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu a consulta pública para alteração do Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM), cujo objetivo é melhorar o aproveitamento da faixa no processo de migração do rádio AM para FM. Muitas emissoras revisaram seus planejamentos técnicos e pediram à Anatel remanejamento de canais, redução de potência e mudança de classe. 
 
Em decorrência da consulta pública, serão liberados canais para que as emissoras do lote residual possam se encaixar na faixa atual, compreendida entre 88.1 e 107.9 do FM, sem a necessidade de esperar pelo desligamento do sinal analógico dos canais 5 e 6 da televisão, que vai liberar espaço na faixa de 76 a 87 MHz, contígua à atual faixa do FM. Os estados beneficiados com a consulta são: Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 
 
A redução de potência representa custos menores para as emissoras, com economia no pagamento da taxa de migração e no investimento para a aquisição dos equipamentos que passarão a transmitir a programação em FM. As sugestões podem ser enviadas até as 24 horas do dia 13 de maio de 2016. 
 
As contribuições devem ser fundamentadas e encaminhadas pelo endereço eletrônico (http://sistemas.anatel.gov.br/sacp). O texto completo da proposta está disponível na Biblioteca da Anatel, e pode ser acessado pelo link: http://www.anatel.gov.br/.
 
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, assinou nesta terça-feira (19), em Juazeiro do Norte (CE), acompanhado do gerente jurídico do grupo Edson Queiroz, Roberto Costa, e do diretor de jornalismo do Sistema Verdes Mares, Roberto Moreira, o contrato de migração para a faixa FM da Rádio Cetama AM 930 de Barbalha (CE). Com a migração, a emissora passará a se chamar Verdes Mares FM 107.7. Como a mudança, o veículo melhora a qualidade da transmissão de sua programação, além de possibilitar o acesso por smartphones.
 
Com informações do Ministério das Comunicações
Tags: Rádio, migração, consulta pública, Minicom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.