Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você tem o hábito de ouvir podcasts?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Junho de 2016 @ 17:12

Exclusivo: Jovem Pan FM e CBN avançam em São Paulo. Band FM segue isolada

São Paulo - Alpha FM acirra a briga pelo “top 3”. Feliz FM, BandNews e 105 FM também se destacam

Publicidade
O mercado de rádio de São Paulo está movimentado com a atualização dos dados da audiência FM medidos pelo Kantar Ibope Media. E a situação está quente: várias rádios estão próximas na pesquisa, ou seja, uma leve alteração de filtro influencia nas colocações gerais. Se considerar “todos os dispositivos” (incluindo a audiência via internet), o “top 10” tem alterações significativas. Aliás, há uma orientação no mercado que o resultado geral é a soma de todos dos dispositivos (FM ou AM somado a audiência on-line). Acompanhe os principais destaques (trimestre março a maio de 2016, 05h-00h, todos os locais e dispositivos):
 
Topo inalterado
 
Segue tranquila a vida da Band FM 96.1 em São Paulo. A rádio continua na liderança geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, considerando também todos os dispositivos. Na comparação com o resultado anterior, a média da 96.1 FM praticamente não oscilou, mantendo elevado o teto da pesquisa. O mesmo dá pra afirmar da Nativa FM 95.3: a emissora está sozinha na vice-liderança geral de audiência e com uma marca expressiva nos principais períodos. No comparativo com a pesquisa passada, a 95.3 FM ampliou a sua média de ouvintes por minuto.
 
Cabeça a cabeça
 
A Jovem Pan FM 100.9 cresceu de novo, cravou a sua melhor marca de audiência na comparação com os últimos anos e “bagunçou” a disputa por colocações no “top 10”, alcançando o sétimo lugar no geral no 05h-00h (todos os dispositivos). A situação é definida nos detalhes devido a disputa por colocações. Para se ter uma idéia, o “share”, partilha do total da audiência FM entre as rádios medidas, é o mesmo entre a Jovem Pan FM e a Mix FM 106.3. Também é destaque a leve variação positiva da Alpha FM 101.7 (líder no segmento adulto-contemporâneo), rádio que está cada vez mais próxima do “top 3” no 05h-00h (todos os dias e dispositivos), auxiliada também pela variação do meio FM.
 
Outro detalhe importante é  a variação na média da 105 FM 105.1 de Jundiaí, rádio que saltou para a nona colocação geral. Também estão no “top 10” e sem alterações de colocações as rádios Transcontinental FM 104.7 (continua no “top 3”), Gazeta FM 88.1 (isolada em quarto geral), Metropolitana FM 98.5 (sexto) e a 89 A Rádio Rock FM 89.1 fecha essa parte do ranking geral (05h-00h/todos os dias e locais).
 
Mais avanços
 
O maior avanço na pesquisa (comparação da média cravada na medição anterior com a atual) ficou com a CBN FM 90.5, situação que rendeu duas novas colocações para a rádio “all-news”. Com a oscilação positiva a 90.5 FM pulou para a 13ª colocação no 05h-00h (todos os dias e dispositivos) e 12º no “comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira). Outra jornalística que tem apresentado resultados expressivos e cravou a sua melhor marca histórica em São Paulo foi a BandNews FM 96.9, agora mais próxima do “top 15”.
 
A Feliz FM 92.5 é outra rádio que se destacou em São Paulo. A rádio manteve a tendência de crescimento em seus números e obteve uma das maiores variações no ranking 05h-00h (todos os dias e dispositivos). Trata-se da maior média de audiência no segmento gospel da capital paulista e a estreia da rádio no “top 15”. À frente aparece a NOVABRASIL FM 89.7, emissora do segmento adulto-contemporâneo que também variou positivamente e defendeu a sua colocação no ranking geral em São Paulo.
 
Ao longo do mês de junho o Tudo Rádio vai destacar as ações desenvolvidas pelas emissoras de São Paulo, além das movimentações causadas na disputa por audiência.
 
Nova abordagem da pesquisa com audiência on-line
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
Tags: Ranking, Ibope, panorama, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.