O mercado de rádio do Espírito Santo está movimentado desde o segundo semestre do ano passado. A cada atualização, novidades aparecem na briga por posições. No geral o meio FM capixaba aponta melhora na média de ouvintes por minuto no universo FM, seja na comparação com a pesquisa anterior ou com as medições realizadas no final de 2015. Os dados foram atualizados pelo Kantar Ibope Media e apontam uma intensa disputa pelas primeiras colocações. Acompanhe alguns destaques (05h-00h, todos os dias, locais e dispositivos, trimestre março a maio/2016):
Novidades e briga intensa
Vitória está acompanhando a intensa disputa entre três rádios populares pelas primeiras colocações da audiência FM local. E é possível afirmar que existem duas novidades quando o assunto é a colocação de cada concorrente. A FM Super, no ar em 94.1 FM e 94.5 FM na Grande Vitória, aparece na primeira colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e dispositivos), situação de destaque que ainda é um fato novo no mercado capixaba (afinal, a FM Super chegou à liderança a partir da reta final de 2015, sendo um feito inédito na trajetória da atual líder).
A FM Super sustenta a liderança em um cenário de grande concorrência e com mais uma novidade: a Litoral FM 102.3 assumiu a vice-liderança geral na medição passada, além de manter a posição de destaque na pesquisa atual. A nova vice-líder geral vem de uma sequência positiva na Grande Vitória, rádio que na reta final de 2015 estava mais afastada do topo da tabela de audiência, ocupando a quarta colocação no 05h-00h (todos os dias e locais).
A líder FM Super, a vice-líder Litoral FM e a Tropical FM 103.7, populares que formam o “top 3” da audiência FM na Grande Vitória, estão com cerca de 14% de share (partilha do total da audiência local entre as FMs medidas) no 05h-00h/todos os dias, evidenciando a intensa disputa e o bom momento vivido pelo mercado capixaba. As três emissoras também estão isoladas no topo da tabela, na comparação com as demais FMs medidas na Grande Vitória
Mais destaques
A Cor da Vida FM 102.9 continua bem posicionada e na liderança do segmento religioso local, sendo a FM mais próxima do “top 3” no 05h-00h/todos os dias, locais e dispositivos. Também é destaque o desempenho positivo da CBN FM 93.5, líder no jornalismo em FM e que ocupa a sexta colocação geral nesse mesmo período. Já a Antena 1 FM 92.5, emissora que deverá deixar o dial em breve, é a atual sétima colocada geral e líder no segmento adulto-contemporâneo local
Nova abordagem da pesquisa com audiência on-line
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que
realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Desde janeiro deste ano, a Kantar Ibope Media combinou as já realizadas entrevistas pessoais (indivíduo no domicílio) e entrevistas por telefone com uma nova forma de abordagem: a aplicação de questionário online na metodologia de medição de audiência de rádio. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o comitê nacional de clientes de rádio, que reúne cerca de 80 representantes de emissoras das 13 praças regulares aferidas pelo Kantar IBOPE Media. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Vitória:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Ibope, pesquisa, audiência, Vitória