Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 11 de Novembro de 2016 @ 13:03

TV Brasil estreia documentário que celebra os 80 anos das Rádios Nacional e MEC

Rio de Janeiro – Produção terá áudios e vídeos de atrações como o "Repórter Esso" e programas de auditório

Publicidade
Em homenagem às oito décadas das emissoras Rádio Nacional AM 1130 e Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro, comemoradas em 2016, a TV Brasil estreia neste sábado (12), às 21h30, o documentário "Alô, Memória - 80 anos das Rádios MEC e Nacional". A produção mescla a linguagem documental com elementos da dramaturgia para apresentar um panorama sobre as emissoras que são referência na comunicação pública.
 
 
“O documentário resgata e celebra os 80 anos de dois grandes patrimônios da cultura brasileira: as Rádios MEC e Nacional. Juntos, esses dois veículos tiveram um papel fundamental na educação, na informação e no entretenimento da população, trazendo ícones da cultura e grandes atores, que foram o berço da televisão", explica Cida Fontes, Diretora de Produção e Conteúdo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão das emissoras de rádios e da TV Brasil, entre outros veículos públicos.
 
De acordo com a diretora, o projeto concebido inteiramente dentro da EBC teve a colaboração de diversas equipes que se empenharam para dar vida à ideia. "Contamos com a participação de atores convidados, que emprestaram brilho à parte de ficção do programa, gravada em locações marcantes na história das nossas rádios, como o edifício "A Noite" e a antiga sede da Rádio MEC, na Praça da República", afirma Cida Fontes. "É com felicidade que concluímos um projeto inovador dentro da casa, que faz jus a trajetórias tão marcantes na cultura brasileira", completa.
 
A produção percorre a trajetória da Rádio Nacional com seus astros e estrelas da radiodramaturgia, do jornalismo, do esporte. Recorda também os programas de auditório e de humor que marcaram época no imponente edifício "A Noite", na Praça Mauá. Destaca um passado que influenciou outras rádios e grandes emissoras de televisão do Brasil, que, até hoje, têm na Era de Ouro da Nacional a maior referência.
 
O longa também mostra como a Rádio MEC nasceu do sonho de um homem: Edgard Roquette-Pinto. Ele queria levar cultura e educação aos cidadãos em todo território nacional. A MEC foi a concretização de seu projeto: poesia, crônica, literatura, folclore, música clássica e instrumental, educação formal ao alcance de todos que se dispunham a ouvi-la. Com humor e poesia, os jovens personagens costuram essa história com depoimentos de artistas, jornalistas e especialistas. "Alô, Memória - 80 anos das Rádios MEC e Nacional" chega para mostrar que essas oito décadas estão muito presentes e merecem ser revisitadas a todo momento.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Nacional, MEC, aniversário, EBC, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.