Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 09 de Dezembro de 2016 @ 07:45

Exclusivo: Rádio Melodia, FM O Dia e JB FM disparam no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Mercado apresenta forte alta. É o segundo crescimento expressivo registrado no FM carioca

Publicidade
Se depender dos ouvintes o rádio brasileiro vai colecionar notícias positivas neste fim de ano. A afirmação é baseada na movimentação de audiência registrada pela pesquisa do Kantar Ibope Media, medição feita no Rio de Janeiro e região metropolitana. O FM carioca registrou mais uma forte alta em sua média de ouvintes por minuto, sendo a segunda e de maneira consecutiva. E as líderes de audiência tiveram grande participação nesse cenário. Vale lembrar que a medição do Kantar Ibope Media também apontou alta no FM de São Paulo. Acompanhe os detalhes (05h-00h, todos os dias e locais, FM+WEB, trimestre setembro a novembro/2016):
 
 
Recordes
 
As três primeiras colocadas cravaram marcas impressionantes, com crescimentos consideráveis na comparação com a pesquisa anterior. A líder geral Rádio Melodia FM 97.5 ampliou a sua média de ouvintes por minuto, marca que hoje supera os 240 mil no período 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB), fato que a deixa isolada como o canal em FM com o maior volume médio de audiência no Brasil. Foram mais de 21 mil ouvintes adicionados à média por minuto da Rádio Melodia, isso na comparação com a pesquisa anterior. A 97.5 FM apresentou a maior variação absoluta de audiência entre as FMs medidas na pesquisa.
 
As rádios FM O Dia FM 100.5 (vice-líder geral e segundo canal FM de maior volume médio de audiência no país) e JB FM 99.9 (terceiro geral e estação de maior volume médio entre as FMs do segmento adulto-contemporâneo do Brasil) também cresceram de forma expressiva. Foram mais de 12 mil novos ouvintes adicionados às médias por minuto de cada rádio. No caso da JB FM é um recorde de audiência no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB), superando a marca de 162 mil ouvintes por minuto. Já a 100.5 FM voltou a superar a barreira dos 200 mil ouvintes por minuto, cravando mais de 210 mil no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB).
 
Para cima
 
Nove das dez primeiras colocadas no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB) apresentaram crescimento na comparação com a pesquisa passada. Para a Super Rádio Tupi FM 96.5 isso resultou na melhor marca já alcançada pela emissora desde a sua estreia no dial FM, ocorrida em 2009. O mesmo vale para a Rádio Globo FM 98.1, emissora que também cravou a sua melhor marca de audiência no FM carioca e registrou o quarto maior avanço entre as FMs medidas na atual pesquisa.  Essas emissoras fecham o “top 5” do FM carioca no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB)
 
Na sequência o ranking aponta crescimentos nas médias da 93 FM 93.3 (voltou a superar a marca de 100 mil ouvintes por minuto no 05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB), Mix FM 102.1 (líder no jovem/pop, melhor marca atingida pela emissora nos últimos anos), Fanática FM 104.5 (voltou a avançar e contribuiu com a forte alta do FM carioca) e a SulAmérica Seguros Paradiso FM 95.7 (cresceu bem e ganhou uma posição no “top 10”, fechando em nono geral no 05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB). MPB FM 90.3 fecha o “top 10” carioca.
 
BandNews FM 94.9 (líder no “all-news” em FM), CBN FM 92.5 e Antena 1 FM 103.7 aparecem na sequência, também registrando melhoras em seus índices na comparação com a medição passada.
 
A Rádio Mania FM 102.9, novata no Rio, também cresceu e avançou duas colocações no 05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB, pulando de 18º para 16º nesse período.
 
Cerca de 25 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência do Rio de Janeiro e região metropolitana.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Kantar, audiência, FM, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.