O parlamento norueguês está tentando uma última investida para evitar o desligamento do FM no país. A reação ao plano para remover as estações públicas de FM não foi bem recebida na Noruega. O switch-off do FM está previsto para começar no próximo dia 11, às 11h11.
A cerimônia formal que será realizada na Noruega será assistida por muitos países que também estão com intenção de mudar para o formato rádio digital, incluindo o Reino Unido. A Noruega é o primeiro país do mundo a remover a maioria das suas estações de rádio da FM.
A Noruega tem 25 canais de rádio nacionais via DAB e atualmente tem cinco canais de rádio nacionais via FM. A rede DAB agora cobre o mesmo que FM. 54% dos ouvintes digitais ouvem rádio no DAB, sendo que 19% dos ouvintes digitais estão na rede. Estações de rádio locais fora das principais cidades continuarão a transmitir em FM.
As redes FM serão desligadas região por região, começando em Nordland. A indústria da Rádio Norueguesa estará presente em Bodø, representada pelo chefe da Rádio NRK. Também, a diretora da BBC Radio, Helen Boaden, e chefe de Rádio na UER, Graham Dixon,irão participar da cerimônia.
Um seminário internacional para os radiodifusores europeus será realizada no dia 10 sobre o switch-off e uma conferência internacional será transmitida na
inRad.io via
radio.no.
Com informações do Radio Today
Tags:
Rádio, desligamento, Noruega, FM