Uma das maiores dúvidas de ouvintes e profissionais do meio em Santa Catarina neste início de 2017 é relacionada às rádios da RBS SC. O motivo? A mudança da operação do grupo em território catarinense para o “Grupo NC”, com uma
nova gestão a partir deste mês de março, conforme noticiado anteriormente pelo
tudoradio.com. Com isso, fica a dúvida sobre a permanência de marcas como Atlântida e Itapema, ligadas à RBS. Segundo informações extraoficiais, os projetos serão mantidos pelo novo grupo de comunicação. Acompanhe:
Segundo o que apurou o
tudoradio.com, a Atlântida FM 100.9 de Florianópolis (e demais FMs catarinenses que carregam a marca) atuará como uma espécie de “afiliada” da rede liderada pela Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre, ou seja, a operação da rádio será mantida. Vale lembrar que, mesmo antes da
confirmação da venda da RBS SC, a Atlântida já contava com um amplo conteúdo gerado a partir de Florianópolis para a rede catarinense da marca, inclusive com uma linha artística “jovem/pop” executada a partir da 100.9 FM.
Hoje as emissoras catarinenses da Atlântida contam com vários espaços locais, entrando em rede com a matriz gaúcha em horários específicos (como Discorama e Pretinho Básico) ou com a 100.9 FM de Florianópolis.
A marca Itapema FM também deverá continuar no estado, presente nas emissoras de Florianópolis (93.7 FM) e Joinville (95.3 FM). Porém, a novidade na Itapema FM ficará por conta da RBS do Rio Grande do Sul, grupo que deixará de utilizar a marca na 102.3 FM de Porto Alegre (a emissora já passa por uma
fase de transição, com uma linha artística diferente do projeto catarinense e destacando o conceito “rádio light”). Com isso, a Itapema FM deverá ficar restrita à Santa Catarina, segundo informações extraoficiais.
Por fim, o grupo catarinense ainda conta com a CBN AM 740 de Florianópolis, conhecida localmente pelo nome CBN Diário. A afiliada do Sistema Globo de Rádio também não deverá apresentar mudanças.
As informações são extraoficiais, porém a RBS SC tem informado publicamente que o grupo passa por uma fase de transição e que as “rádios seguem normalmente”.
O que há de novo
Ontem (1), o grupo catarinense informou a realização de investimentos na cobertura esportiva. Com o propósito de ampliar a relevância e alcance da sua cobertura, a RBS apresenta a Agência de Produção Esportiva SC, um núcleo especializado com profissionais de TV, jornal, rádio e digital. O modelo permite a integração entre as diversas mídias e garante ao usuário a melhor experiência, com conteúdos à sua escolha em todos os meios.
Atentos a todos os esportes, os profissionais da agência darão destaque para o futebol, a principal paixão de muitos catarinenses. O noticiário dos clubes, os bastidores das competições e a visibilidade dos atletas nos cenários local e nacional serão pautas para conteúdos especiais, desenvolvidos de acordo com as características e particularidades de cada uma das mídias.
A sinergia entre as marcas da RBS SC garante ainda a cobertura mais completa dos grandes eventos do esporte, realizada a partir de um amplo planejamento de equipes. O destaque será o Campeonato Catarinense, que conta com a transmissão exclusiva da RBS TV em televisão aberta, a tradicional narração dos jogos de Avaí e Figueirense na CBN Diário e os registros de todos os lances nos jornais Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina, A Notícia e Jornal de Santa Catarina, além do olhar especializado do GloboEsporte.com/SC.
Nas próximas semanas, serão apresentadas as primeiras ações e conteúdos da Agência de Produção Esportiva SC. Acompanhe a cobertura do esporte em Santa Catarina nos veículos da RBS SC.