Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 06 de Março de 2017 @ 15:08

Rádio Estadão e Eldorado FM seguem com transmissões simultâneas no FM de São Paulo

São Paulo - Faixas são repetidas nas duas emissoras, inclusive em horários comerciais. Rádio Estadão tem novo logotipo

Publicidade
Um fato continua chamando a atenção do mercado de rádio FM de São Paulo. Em vários momentos as rádios Rádio Estadão FM 92.9 e Eldorado FM 107.3 tem compartilhado a mesma transmissão, com destaque para a faixa chamada de "Reserva Musical". Nos horários que ficam entre as principais atrações jornalísticas da 92.9 FM, a emissora entra em rede com a 107.3 FM. O resultado é a mesma programação musical em duas frequências diferentes em São Paulo, inclusive em horários comerciais. A Rádio Estadão também conta com um novo logotipo.
 
 
 
Um dos horários é a faixa das 14h00, com as rádios Eldorado FM e Rádio Estadão transmitindo a mesma programação, sem a presença de "delay" (quando há um atraso no áudio entre os canais). A situação recoloca a grade musical habitual da Eldorado FM na frequência 92.9 FM, sintonia que é a origem da emissora de perfil adulto-contemporâneo (antes da criação do projeto de rádio jornalismo da Rádio Estadão, ocorrido em março de 2011). E a grade chamada de “Reserva Musical” é uma adaptação da atração que antes era conhecida como “Reserva Eldorado”.
 
A transmissão simultânea entre os dois canais também ocorre em alguns intervalos comerciais nas duas emissoras, inclusive com chamadas de programas da Eldorado FM que também vão ao ar na 92.9 FM. Em outros, há separação, com cada rádio transmitindo os seus compromissos comerciais. E, durante a entrada de rede da 92.9 FM com a 107.3 FM, praticamente não são citados os nomes Rádio Estadão e Eldorado FM. 
 
O “Direto da Redação” também completa a transmissão simultânea entre as FMs, levando o jornalismo da Rádio Estadão para a Eldorado FM. Outros programas e faixas, como o Rádio Blog (a partir das 15h00), também contam com transmissão simultânea.
 
Outra novidade é a mudança no logotipo da Rádio Estadão, que passa a contar com uma “faixa vermelha” na lateral de sua arte, remetendo a uma das artes já utilizadas pela Eldorado FM. A mudança foi implementada publicamente a partir da segunda quinzena de janeiro.
 
Logotipo que é utilizado desde janeiro pela Rádio Estadão de São Paulo.
 
Transição?
 
Segundo informações extraoficiais, existe a possibilidade da 107.3 FM deixar de transmitir o projeto da Eldorado FM ainda em 2017. E as mudanças na grade da Rádio Estadão é tratada no meio como uma espécie de “transição” dos projetos. Porém a informação não é confirmada pelo Grupo Estado, responsável pelas operações das duas rádios.
 
A 92.9 FM é uma estação comercial de São Paulo que pertence ao Grupo Estado. Já a 107.3 FM é uma parceria de conteúdo entre o Grupo Estado e a Fundação Brasil 2000, mantida de forma integral na emissora desde 2011 (porém os primeiros trabalhos aconteceram a partir de 2009, com transmissões esportivas que envolveram a ESPN Brasil).
 
No começo de fevereiro deste ano, o Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo confirmou à redação do tudoradio.com que o Grupo Estado demitiu 14 profissionais que integravam as duas emissoras.
 
Sinal da 92.9 FM e 107.3 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da Rádio Estadão, da Eldorado FM e de outras FMs paulistanas. Escolha: Grande São Paulo, Grande Sorocaba, Grande Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira / Litoral Sul.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Eldorado, Estadão, programação, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.