Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 06 de Abril de 2017 @ 07:45

Exclusivo: Band FM e Alpha FM puxam a alta da audiência FM na Grande São Paulo

São Paulo - Nativa FM e 89 A Rádio Rock avançam. Rádio Disney ganha posição no “top 10”

Publicidade
São Paulo conheceu ontem (5) mais um resultado geral da audiência FM, panorama medido pelo Kantar Ibope Media. O resultado atual é o primeiro “trimestre cheio” de 2017 e mostrou uma forte evolução do universo FM na capital paulista e região metropolitana. Grande parte das emissoras medidas apresentaram evoluções em suas médias de ouvintes por minuto, isso nos principais períodos da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB, janeiro a março de 2017):
 
 
Seguem crescendo
 
A Band FM 96.1 continua como o principal destaque da medição de audiência na Grande São Paulo. São dois os motivos principais: manutenção com facilidade da liderança geral nos principais períodos da medição e mais um forte crescimento em sua média de ouvintes por minuto. No 05h-00h (todos os dias/FM+WEB) a Band FM já supera a marca dos 208 mil ouvintes por minuto. No chamado “período comercial” esse número é ainda mais expressivo: 285 mil de média no 07h-19h (segunda à sexta-feira/FM+WEB).
 
Outra emissora que apresentou um forte crescimento em São Paulo foi a Alpha FM 101.7, atual líder no segmento adulto-contemporâneo. A emissora registrou uma de suas melhores marcas no FM paulistano e acirrou de vez a disputa pela terceira colocação geral no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB), posição que é defendida pela Transcontinental FM 104.7. 
 
E, isolada em segundo, segue a Nativa FM 95.3, rádio que também é um dos principais destaques da atual pesquisa. Pra se ter uma ideia do desempenho da Nativa e do meio FM, o atual índice da 95.3 FM é superior à maioria das marcas obtidas pelas emissoras que ocuparam a liderança geral ao longo de 2016.
 
Na sequência o ranking (05h-00h/FM+WEB, todos os dias) aponta as rádios Gazeta FM 88.1 (também próxima do “top 3”, Metropolitana FM 98.5 e 105 FM 105.1 cada uma isolada em sua respectiva colocação.
 
Mais avanços
 
O “top 10” é completado por rádios que apresentaram variações positivas em seus índices de audiência, isso na comparação com a pesquisa anterior. A Feliz FM 92.5 (líder no gospel e que vai mudar em definitivo para 92.9) cresceu de novo e cravou a sua melhor marca de audiência na Grande São Paulo, ocupando a oitava colocação geral (05h-00h/FM+WEB, todos os dias).
 
E a novidade no “top 10” ficou por conta da Rádio Disney FM 91.3: a emissora apresentou mais um crescimento e pulou para a nona colocação no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB). O atual desempenho da Disney é o melhor já obtido pela emissora em São Paulo, seja a posição ocupada pela 91.3 FM ou o índice médio de audiência alcançado pela emissora. E, bem próxima da nona colocada, a Mix FM 106.3 fecha o “top 10” (rádio que também variou de forma positiva na atual medição).
 
Disputas
 
Um dos maiores avanços vistos na atual pesquisa ficou por conta da 89 A Rádio Rock FM 89.1, emissora que ganhou uma posição no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB) e acirrou de vez uma disputa por uma colocação no “top 10”. E, na sequência, o 05h-00h (todos os dias/FM+WEB) aponta a Jovem Pan FM 100.9, emissora que voltou a crescer após o período de férias de atrações jornalísticas e das jornadas esportivas, seguida pela NOVABRASIL FM 89.7. 
 
Detalhe: entre a oitava e a 13ª colocação geral a diferença é inferior a 15 mil ouvintes na média por minuto, algo próximo para o mercado FM da Grande São Paulo (05h-00h/todos os dias/FM+WEB).
 
Também ampliaram as suas médias as rádios Kiss FM 102.1 e Antena 1 FM 94.7, emissoras que passam a disputar colocação com a Top FM 104.1 no 05h-00h (todos os dias/FM+WEB). 
 
Energia 97 FM 97.7, Transamérica FM 100.1, BandNews FM 96.9 e Rádio Bandeirantes FM 90.9 também apresentaram variações positivas consistentes em suas médias de audiência. 
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, São Paulo, destaques

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.