Uma audiência pública vai provocar o debate sobre a importância de se garantir à Rádio Frei Caneca FM 101.5 do Recife as condições necessárias para que a emissora exerça seu papel de comunicação pública, independente das limitações de mercado, com autonomia financeira e política de funcionamento e de programação. O evento será realizado na quarta-feira (26), das 9 às 12 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife.
Convocada pelo vereador Ivan Moraes (PSol), a audiência terá como convidados o secretário de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas do Recife, Jorge Vieira; o presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha; o gerente de Música da Rádio Frei Caneca, Patrick Torquato; e uma representante do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), Cátia Patrícia Oliveira.
Após mais de 50 anos, a Frei Caneca FM foi ao ar, em caráter experimental, no dia 30 de junho de 2016. Mas, segundo o vereador, representantes da sociedade civil entendem que funciona muito aquém de seu potencial e de sua proposta inicial, assemelhando-se a uma a rádio comum, apenas com o diferencial de programação musical diferenciada, que valoriza a produção de artistas locais, do que à uma rádio pública.
O vereador Ivan Moraes destaca que a rádio deveria, por exemplo, ter 90 minutos diários de conteúdo jornalístico, sendo metade do tempo dedicado a temas locais. Três horas semanais de programação voltada ao público infantil e infanto-juvenil; além da garantia de que pelo menos 30% do espaço na grade de programação musical seja ocupada por artistas pernambucanos.
Ainda segundo ele, a Frei Caneca FM precisa ter sede própria, contratar funcionários por meio de concurso público, e contar com um conselho gestor com seis representantes da sociedade civil, um representante dos servidores da emissora e quatro representantes do governo, com funções fiscalizadoras e propositivas.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Frei Caneca, audiência pública, Recife