A Rádio Globo AM 1100 chegou aos 65 anos no dia 1º na capital paulista. A emissora controlada pelo Sistema Globo de Rádio é a líder de audiência entre as AMs na Grande São Paulo e deve, ainda neste primeiro semestre, dar início às transmissões de sua programação em FM.
A rádio que atualmente lidera com folga o ranking de audiência das AMs da capital paulista comemorou aniversário nesta segunda-feira. A estação entrou no ar em 1º de maio de 1952 como Rádio Nacional de São Paulo. A rádio, que pertencia às Organizações Victor Costa, foi a primeira que exibiu uma vinheta cantada, que na época estava na voz de Hebe Camargo. A emissora também levou os programas de auditório para as ruas da cidade. Em 1952, o cantor Francisco Alves apresentava seus convidados no estúdio montado em praças públicas.
Ainda nos anos 1950, a então Rádio Nacional de São Paulo acreditou no talento de um jovem comunicador que tinha sido camelô. Foi a primeira rádio de grande porte em que trabalhou Silvio Santos. Nas novelas e no humor, foi a rádio paulistana que aperfeiçoou alguns dos modelos trazidos da Nacional carioca.
Em 1965, as Organizações Globo compraram a Rádio Nacional paulista. O nome Nacional foi mantido e, em 1967, a Rádio Nacional assumiu a liderança de audiência na capital paulista, com uma programação popular e informativa.
Em 1976 a direção da emissora recebeu um pedido do Ministério das Comunicações para que o nome Nacional fosse apenas utilizado pelas emissoras dirigidas pelo Governo Federal. Em 1977, a rádio mudou para Nacional-Globo, em 1978 foi para Globo-Nacional e, finalmente, em 1979, Rádio Globo de São Paulo.
"Nova Rádio Globo" deve estrear no primeiro semestre
O ano de 2017 deve marcar mais uma evolução da emissora na capital paulista. Está prevista ainda para o primeiro semestre a
estreia da Rádio Globo em FM. O Sistema Globo de Rádio não confirma oficialmente o canal que irá abrir a emissora, porém, já divulgaram que existem negociações em andamento.
Além disso, o primeiro semestre também deve marcar a estreia da nova programação da rádio. O
tudoradio.com já noticiou que o
SGR já confirmou diversos nomes para a nova grade como
Otaviano Costa (que assinou contrato recentemente), Leo Jaime, Monica Martelli, Claudio Manoel, Mariana Godoy, Mentor Neto, Mariliz Jorge e Fernando Ceylão. E, conforme antecipado anteriormente pelo tudoradio.com, Roberto Canazio e o Padre Marcelo Rossi continuam na programação.
Na área esportiva, a equipe “Futebol Globo no Rádio” segue inalterada (essa que passou por mudanças na virada do ano). Oscar Ulisses, Luiz Penido, Edson Mauro, Eraldo Leite, Álvaro Oliveira Filho, Dé, Mário Marra, Paulo Massini e Raphael Prates seguem atuando pela emissora.
De novidades, a rádio confirma as presenças de Paulo Bonfá e Rodrigo Rodrigues na equipe esportiva da Rádio Globo. Esses profissionais também atuam com nomes conhecidos da TV, como Alex Escobar, Marcelo Barreto, Juninho, Júnior, Casagrande, Caio Ribeiro, Ricardo Rocha e André Rizek (completam o time esportivo).
A grade e a divisão dos nomes que irão atuar em rede ou localmente em São Paulo e no Rio de Janeiro não foram confirmados pelo SGR.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Globo, aniversário, programação, São Paulo