Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

O áudio digital está crescendo em consumo. Isso inclui o streaming das rádios. E ai? Os streamings das suas estações preferidas estão...

Enquete

Sábado, 06 de Maio de 2017 @ 10:24

Rádio Guaíba completa 60 anos operando em Porto Alegre

Porto Alegre – Emissora é uma das mais tradicionais do país

Publicidade
A Rádio Guaíba AM 720 de Porto Alegre comemorou aniversário no último dia 30. A emissora (que conta com programação voltada ao jornalismo gaúcho e nacional) completou 60 anos contando com uma grande história na radiodifusão nacional. A rádio transmitiu diversos momentos da história brasileira e gaúcha. Em homenagem ao aniversário, a rádio está executando chamadas com áudios históricos em sua programação.
 
 
Fundada em 1957, a Rádio Guaíba teve desde o início a clareza exata do seu posicionamento e por isso logo se transformou em uma das principais emissoras gaúchas e uma das mais importantes do país, sendo pioneira em um modelo de radiojornalismo. A rádio foi criada nas redações do Correio do Povo e da Folha da Tarde e se transformou em referência, conhecida como o “estilo Guaíba”. A inauguração foi no Teatro São Pedro, e o diretor de jornalismo, Arlindo Pasqualini, fez o discurso que definiu o padrão a ser implantado.
 
Em fevereiro de 2007, o empresário Renato Ribeiro, proprietário da Empresa Jornalística Caldas Jr., vendeu as concessões da Rádio Guaíba AM, da Rádio Guaíba FM 101.3 e da TV Guaíba para a Igreja Universal, em Porto Alegre. Especulou-se, há época, que o negócio foi fechado por cerca de R$ 100 milhões.
 
No último dia 24 a emissora recebeu uma homenagem pela passagem dos 60 anos em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento, realizado após a transmissão do programa Esfera Pública, direto do Plenário Otávio Rocha, na Câmara, contou com a presença do diretor da empresa, Luciano Araújo da Silveira, e dos jornalistas Cristiano Silva e Juremir Machado da Silva.
 
Em nome da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Thiago Duarte (DEM) lembrou momentos e programas marcantes da emissora, como o Correspondente Renner (hoje Badesul), apresentado durante 46 anos pelo jornalista Milton Ferreti Jung (pai do jornalista Milton Jung, da Rede CBN), e a transmissão dos sinais do espaço enviados pela nave soviética Sputnik, em 1957. Thiago mencionou também o protagonismo da emissora em transmissões da área esportiva. “Ainda em 1957 ela entrou para o mundo esportivo com o Campeonato Gaúcho e, em 1958, cobriu a Copa do Mundo da Suécia, onde iniciou a referência ao slogan ‘A Rádio de Todas as Copas’”, destacou.

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, Guaíba, aniversário, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.