A Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro e a TV Brasil, emissoras públicas controladas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) irão homenagear o jornalista esportivo Alberto Léo. O espaço onde fica a redação das emissoras vai ser batizado com o nome do veterano das jornadas esportivas.
Falecido há quase um ano, em 23 de junho de 2016, o jornalista esportivo Alberto Léo vai ser homenageado pelos colegas da Rádio Nacional e da TV Brasil. A solenidade com a inauguração da placa "Redação Jornalista Alberto Léo" terá a presença da família e ocorre nesta quinta-feira (18), às 15 horas no prédio onde fica o estúdio das emissoras geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na Lapa, no Rio de Janeiro.
A escolha do nome do jornalista para batizar a redação foi uma sugestão da própria equipe da editoria de esporte da empresa. Admirado pelos colegas de trabalho, sempre se mostrou generoso com os mais jovens na profissão e influenciou muitos jornalistas que passaram pela redação da TV Brasil.
Alberto Léo Jerusalmi morreu no dia 23 de junho de 2016, no Rio de Janeiro, aos 65 anos. O jornalista lutava contra um câncer de intestino há dois anos. Torcedor fanático do Fluminense, o cronista era conhecido pela ótima memória, capaz de resgatar momentos históricos do futebol nos mínimos detalhes.
O jornalista começou a trabalhar com esporte na televisão no ano de 1980 na TV Bandeirantes. Em 1985, Alberto Léo migrou para a TV Manchete ao lado dos amigos Paulo Stein e Márcio Guedes, onde foi apresentador do programa Manchete Esportiva.
No canal, transmitiu a Copa do Mundo de 1986 no México e esteve também nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul. Chefiou a editoria de esportes até a extinção da emissora, em 1999. Lá trabalhou junto com estrelas do jornalismo esportivo como João Saldanha e Sandro Moreyra.
Alberto Léo chegou à TVE do Rio de Janeiro em 2001 para participar como comentarista do programa Ataque, mesa redonda de debate esportivo exibida no domingo à noite. Com o tempo, virou editor-chefe do programa, que foi reformulado, e mudou de nome para Esportevisão e, atualmente, No Mundo da Bola. Compartilhava a bancada da atração na TV Brasil com os jornalistas Sérgio Du Bocage e Márcio Guedes.
Na emissora pública, Alberto Léo participou da cobertura de várias competições como a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010 a 2012, os Jogos Mundiais Militares de 2011. Nos últimos anos, esteve a frente das transmissões do Campeonato Brasileiro das séries B, C e D e de torneios de futebol feminino.
Desde 2013, Alberto Léo era o gerente de Conteúdo de Esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro e ficou responsável por toda a programação esportiva da TV Brasil e da Rádio Nacional.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, EBC, Rádio Nacional, Alberto Leo, Rio de Janeiro