Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 23 de Maio de 2017 @ 12:58

CBN produz reportagem sobre polêmica de áudio de Joesley Batista

Brasília – Segundo a emissora, transmissão original da CBN têm seis minutos e 21 segundos de diferença

Publicidade
A CBN FM 95.3 de Brasília divulgou em seu site e na programação uma matéria especial sobre o episódio do áudio em que o empresário Joesley Batista conversa com o presidente Michel Temer. A gravação é alvo de perícia por parte da Polícia Federal. Nas perguntas enviadas pela defesa do presidente ao Supremo Tribunal Federal, os advogados alegam que no início e no final do grampo é possível ouvir uma transmissão de rádio e perguntam se dá para identificar os horários e o tempo que durou esta transmissão. 
 
 
Segundo a reportagem da emissora, a Procuradoria Geral da República quer saber se há elementos que possam aferir ou estimar a data e a hora do diálogo entre o empresário e o presidente e, caso existam estes elementos, se eles são compatíveis com a linha do tempo do diálogo gravado. A rádio que era ouvida por Joesley Batista é a CBN. 
 
A reportagem que foi ao ar e que está no site da rádio, a CBN fez a comparação da gravação do empresário com a programação original da CBN. A matéria aponta que existe uma diferença de seis minutos e 21 segundos entre o áudio da conversa do empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer, divulgado na quinta-feira, e a programação original da Rádio CBN da noite de 7 de março. 
 
O total da gravação tornada pública pelo Ministério Público Federal tem 38 minutos e 48 segundos. Após dez segundos de ruído, começa-se a ouvir um trecho da edição do Repórter CBN de dez e meia da noite, apresentado por Tânia Morales. Neste ponto, eram exatamente dez horas, 31 minutos e quatro segundos. 
 
Na gravação, é possível constatar que a apresentadora fala "a comercialização de termômetros e aparelhos de pressão que tenham mercúrio. A resolução foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Anvisa". No final da gravação, depois da conversa com Temer, ouve-se novamente a CBN. Desta vez, ele acompanha o quadro Nos Acréscimos, com Marcelo Gomes, que está falando sobre o número de jogadores que já venceram a Libertadores que os times brasileiros têm em seus elencos.
 
Neste trecho, é possível ouvi-lo falando "O Flamengo tem 5, o Grêmio tem 3, o Santos tem 2, o Botafogo 1" ... e logo após ao ruído, ele conclui, "Galo e Palmeiras além de terem um elenco muito bom, têm um elenco". No momento final, eram exatamente onze horas, 15 minutos e 06 segundos da noite. A partir da constatação que nas duas pontas da gravação da conversa entre Joesley e Temer há a programação da CBN, a emissora comparou a duração do áudio do empresário com o original veiculado pela rádio. 
 
A gravação do empresário tem 38 minutos e 48 segundos. Descontando os dez segundos iniciais de ruído, são 38 minutos e 38 segundos. Já o trecho da programação da CBN que coincide tanto com o início quanto o final da gravação do empresário tem 44 minutos e 59 segundos. Ou seja, há, uma diferença de seis minutos e 21 segundos a mais no original da transmissão da CBN. 
 
Na sexta-feira, uma análise preliminar da CBN que usou como base apenas o relatório dos programas, que é um registro manual dos horários dos quadros, tinha indicado que poderia haver coincidência dos áudios. Mas a avaliação do registro técnico mostrou a diferença. No entanto, esta constatação não é suficiente para concluir que o áudio do delator tenha sido editado. Pode haver diferenças relacionadas ao formato de gravação e o equipamento utilizado, que só a perícia da Polícia Federal poderá esclarecer.
 
Com informações da CBN

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, CBN, gravação, delação, Joesley, Temer

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.