A Rádio Independente FM 93.5 AM 1010 vai efetivar sua migração para o dial FM de Barretos. A emissora vai desligar o transmissor de AM no dia 1º, mantendo assim, sua grade sendo veiculada apenas em FM. A emissora é controlada pelo do Grupo Monteiro de Barros e
iniciou sua programação em FM no final de novembro.
“Esta é uma situação irreversível e nós de Barretos, de uma certa maneira saímos na frente, confirmando o pioneirismo da Reportagem Que Não Para. A migração para FM é uma boa notícia para a cidade”, explicou o diretor Monteiro Neto, citando o avanço tecnológico com novos equipamentos que possibilitam a ampliação do sinal da emissora.
O diretor enfatizou ainda que a programação da Rádio Independente não vai sofrer alterações. A emissora é afiliada da rede liderada pela Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo, contando com conteúdo jornalístico e esportivo gerado pela rede paulistana.
Segundo o Ministério das Comunicações, quase 1500 rádios AM, das 1.781 existentes no país, solicitaram a migração para o FM. Na primeira etapa, cerca de mil emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz. As demais emissoras terão que esperar concluir o processo de digitalização da TV para liberação da faixa estendida, de 76 FM até 108 FM.
Operando em 93.5 FM, a Rádio Independente terá a companhia de rádios próximas à sua frequência. Em Olímpia, a Menina FM opera em 93.3 FM. Já em Taquaritinga, tem a Canal Um FM 93.7. Na região, a emissora deve encontrar o sinal da SIR FM 93.5 de Ribeirão Corrente, na região de Franca. Apesar de as duas cidades estarem separadas por cerca de 120 quilômetros, é possível que os sinais se encontrem nas cidades que são cortadas pela Rodovia Anhanguera, entre Ribeirão Preto e Uberaba (MG).