Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Julho de 2017 @ 15:11

Exclusivo: Band FM, Metropolitana FM e 89 A Rádio Rock disparam em São Paulo

São Paulo - CBN, Alpha FM, 105 FM e NOVABRASIL FM também apresentam evoluções de destaque na corrida pela audiência

Publicidade
O meio FM de São Paulo e região metropolitana acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local. A pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media apontou que o rádio voltou a apresentar crescimento em sua média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa passada. Rádios com grandes volumes de audiência contribuíram diretamente com essa alta. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre abril a junho de 2017):
 
 
Cada vez mais isolada
 
O topo do ranking FM na audiência média continua nas mãos da Band FM 96.1. A rádio, que está há 29 meses nessa condição, ampliou novamente a sua média de ouvintes por minuto nos principais períodos da pesquisa. Com isso, a Band FM cravou uma de suas maiores médias de audiência na Grande São Paulo, com cerca de 207 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), além de ampla vantagem para as demais FMs medidas na pesquisa.
 
O “top 3” do FM na Grande São Paulo é completado pelas rádios Nativa FM 95.3 e Transcontinental FM 104.7, sendo que cada uma está isolada em suas respectivas colocações. 
 
Movimentações no “top 10”
 
A Metropolitana FM 98.5 apresentou um forte avanço em sua média de audiência, com destaque para o desempenho no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). Isso manteve a rádio isolada na sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa, lembrando que a 98.5 FM está fixa nesta condição há 16 meses consecutivos. O resultado também manteve segura a margem de diferença da Metropolitana FM para a 105 FM 105.1 no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), emissora que também vem de resultados positivos e expressivos.
 
Outro avanço considerável no “top 10” foi visto na média da 89 A Rádio Rock FM 89.1, emissora que tem colecionado resultados positivos durante o primeiro semestre do ano. O avanço na pesquisa atual posicionou a 89.1 FM na oitava colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), seguida de muito perto pela Mix FM 106.3 (rádio que também tem avançado nas últimas pesquisas e leva vantagem no “comercial” - 06h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB). 
 
Em quarto geral (e isolada nesta condição) está a Alpha FM 101.7, rádio que voltou a apresentar uma melhora em sua média de ouvintes por minuto, diminuindo assim a distância que a separa do “top 3” do ranking FM de São Paulo. A Gazeta FM 88.1 aparece na sequência, isolada em quinto geral nos principais períodos da pesquisa e estável em relação à medição passada.
 
A Top FM 104.1 completa o “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), rádio que também voltou a apresentar variações positivas mais significativas no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), sendo acompanhada de muito perto pela Jovem Pan FM 100.9 (estável no ranking e distantes apenas cerca de 300 ouvintes em relação ao “top 10” do 05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Pra cima
 
Um dos principais destaques da atual pesquisa ficou com a CBN FM 90.5, rádio jornalística que pegou um “elevador” em São Paulo, se aproximando também do “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). Detalhe: Feliz FM 92.9 (líder no segmento gospel e que passa por adaptação da troca de frequência - antes estava em 92.5 FM), CBN, NOVABRASIL FM 89.7 (também contou com um forte avanço em seus números na comparação com a pesquisa passada), Rádio Disney FM 91.3, Antena 1 FM 94.7 e Kiss FM 102.1 estão bem próximas no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
No geral a maioria das FMs registraram médias muito próximas daquelas cravadas por elas na pesquisa anterior, com destaque para a Rádio Bandeirantes FM 90.9 (rádio que segue com resultados históricos para a sua operação em FM). Rádio Globo FM 94.1 e Melodia FM 92.5, novatas no dial, já começam a pontuar na pesquisa.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, Panorama, São Paulo, destaques

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.