O mercado de Campinas, considerado um dos mais disputados do país devido às pequenas margens de diferenças entre as emissoras nos rankings gerais, acompanhou mais uma atualização da medição de audiência. A pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media apontou um avanço no FM campineiro, este que estava registrando uma sequência negativa em seus números médios. E teve duas novidades no “top 3”. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2017):
Top 3 movimentado
A Educadora FM 91.7, emissora que há anos tem liderado com folga o gênero pop/jovem em Campinas, apresentou uma considerável variação positiva em sua média de audiência nos principais períodos da atual medição. O fato reposicionou a rádio na vice-liderança geral em períodos como o 05h-00h (todos os dias e locais). O avanço também foi somado a outro fator importante para a Educadora: a movimentação do meio ampliou a diferença entre a rádio e as demais FMs que estavam disputando a vice-liderança nas medições passadas.
Também é destaque no “top 3” o forte avanço visto na média da líder geral, a Band FM 106.7. A rádio oscilou novamente de forma positiva no ranking na comparação com as pesquisas passadas, fato que a isolou ainda mais no topo dos principais períodos da medição. Detalhe: o atual resultado é uma das maiores marcas já obtidas pela Band FM em Campinas, além de ampliar o teto da medição FM.
Outra novidade no “top 3” é o retorno da Rádio Laser FM 93.3 à terceira colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais), rádio que estava em quinto geral neste mesmo período na medição passada e, na atual, variou de forma considerável nos principais filtros da pesquisa.
Mais disputas
CBN FM 99.1 (líder no “all-news”) e Antena 1 FM 107.5 (líder no segmento adulto-contemporâneo) continuam próximas do “top 3” nos principais períodos da pesquisa e, no 05h-00h (todos os dias e locais), a disputa entre as duas por colocações é grande. A diferença entre as duas estações neste período é inferior a 500 ouvintes na média por minuto, algo que torna indefinida a “briga” pelas colocações no “top 5”.
Também é destaque o forte avanço da Nativa FM 89.3, emissora que cravou a sua melhor marca de audiência desde as mudanças em seu sistema irradiante, realizadas no segundo semestre de 2016 e que melhoraram a cobertura da FM em Campinas. A 89.3 FM apresentou uma forte variação positiva e passa a ocupar a sexta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais). A informação é importante, pois a Nativa conseguiu superar uma rádio que também está em alta: a Nova FM 103.7 segue crescendo e variou de forma positiva em seu índice na comparação com a medição passada.
Cidade FM 92.5, 105 FM 105.1 de Jundiaí, Educativa FM 101.9 completam o “top 10”, este que também conta com a aproximação da Jovem Pan FM 89.9 no 05h-00h (todos os dias e locais).
Dial FM cheio
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Campinas:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, audiência, FM, Campinas, Kantar