Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 07 de Agosto de 2017 @ 17:07

Escolas da rede municipal de Vitória desenvolvem Oficinas da Rádio Escola

Vitória - As oficinas da Rádio Escola visam desenvolver a expressão comunicativa e criativa dos alunos

Publicidade
Já estão em andamento, em algumas escolas da rede municipal de ensino de Vitória, as oficinas da Rádio Escola, um projeto que tem como objetivo promover o protagonismo estudantil e a expressão comunicativa e criativa entre crianças e adolescentes. A proposta inicial das oficinas é conversar sobre o papel da Rádio Escola e mostrar aos estudantes como uma rádio funciona na prática. A iniciativa também potencializa ações em parceria com grêmio estudantil e representantes de turma.
 
 
Nas visitas já promovidas nas unidades de ensino, foram atendidos, em média, por escola e por turno, 15 alunos do 6º ao 9º ano. Em cada escola, os estudantes são acompanhados por um professor referência que realiza a mediação e o acompanhamento das ações trabalhadas na oficina. Esses encontros acontecerão durante todo o mês de agosto e na primeira quinzena de setembro.
 
A conversa durante as oficinas da Rádio Escola gira em torno de vários aspectos importantes relacionados à organização da rádio. Entre os assuntos abordados estão a escrita de um roteiro de programação; locução; escolha das músicas; incentivo à participação da comunidade escolar, por meio de atividades como show de talentos; cobertura de eventos realizados na escola, entre outros. Após a realização dessas primeiras oficinas, o radialista Bernado Leitão e a equipe da Secretaria de Educação que acompanha os Colegiados Estudantis retornarão às escolas para conversar sobre outros assuntos, como a construção de jingles, vinhetas e demais temas relacionados à programação.
 
Os estudantes têm se mostrado entusiasmados com a iniciativa. "O projeto tem sido muito importante para o desenvolvimento dos alunos e a oficina ajuda a organizar melhor o funcionamento da Rádio Escola", afirmou Livia Passotti, aluna do 5º ano da Emef Arthur da Costa e Silva, do Bairro República.
 
A Rádio Escola da Emef de Bairro República tem a participação, inclusive, de alunos a partir de oito anos de idade, das turmas iniciais. Nessa unidade, o professor referência é Geraldo do Nascimento, que avalia como muito positiva a realização das oficinas. "Os encontros trazem, de forma variada, o conhecimento que eles precisam para atuar na Rádio Escola e acrescentam novos valores e significados para a vida escolar", destacou o professor.
 
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação. A equipe da Gerência de Gestão Escolar e o radialista e coordenador do projeto VitóriaWebRádio, Bernardo Leitão, estão fazendo oficinas nas 31 escolas municipais da Capital que possuem a Rádio Escola.
 
A partir de reuniões semanais, os próprios estudantes definem a programação diária, sempre acompanhados pelo profissional responsável por orientá-los. Os programas abordam questões sociais e educativas, como campanhas de sustentabilidade e saúde pública, e também temas culturais e de entretenimento.
 
A Rádio Escola entra no ar sempre nos horários de recreio das unidades de ensino, tanto pela manhã quanto à tarde. E em duas escolas da modalidade Tempo Integral (Emefs Eunice Pereira e Moacyr Avidos) também há a transmissão durante o horário de almoço. Todas os programas são feitos ao vivo, com a supervisão de um educador.
 
Um dos objetivos da iniciativa é de que os trabalhos que forem produzidos pelos estudantes sejam utilizados na rádio online da Prefeitura. O projeto teve adesão de mais cinco unidades da rede, que terão formação e assessoria sobre a Rádio Escola assim que forem concluídos os trabalhos nas demais 31 escolas que participam da iniciativa.
 
Com informações da Prefeitura de Vitória
Tags: Rádio, Rádio Escola, projeto, prefeitura, Vitória

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.