Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 08 de Agosto de 2017 @ 07:42

Exclusivo: Alpha FM dispara em São Paulo. Gazeta FM e Metropolitana também crescem em audiência

São Paulo - Rádio Disney volta a apresentar avanços e crava forte alta em seus números. Band FM segue sozinha no topo do ranking FM

Publicidade
Ontem (7) o mercado de rádio de São Paulo acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM da capital paulista e região metropolitana, realizada pelo Kantar Ibope Media. E a notícia para o meio é boa: o FM de São Paulo apresentou mais uma variação positiva na média de ouvintes por minuto, universo que também foi ampliado na pesquisa anterior. E várias emissoras puxaram a alta do meio FM. Acompanhe os destaques (05h-00h/todos os dias e locais/trimestre maio a julho/2017):
 
 
“Sem mudanças” 
 
Apesar das variações de audiência, nada muda no “top 3” da Grande São Paulo. Com base no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), a Band FM 96.1 continua sozinha no topo do ranking FM, com uma marca que supera os 205 mil ouvintes por minuto neste filtro e tem apontado uma certa estabilidade em relação aos resultados anteriores (que foram bem positivos para a atual líder geral em audiência). A oscilação do meio também beneficiou a Band FM, que viu as concorrentes Nativa FM 95.3 (vice-líder geral e sozinha na posição) e Transcontinental FM 104.7 ficarem mais distantes do topo no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Puxando a alta do FM
 
A Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo da Grande São Paulo, foi a emissora que apresentou a maior variação entre as FMs medidas pela pesquisa. A rádio viu uma forte alta em seu índice de audiência, com mais de 12 mil novos ouvintes em sua média por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). A situação abre a possibilidade da Alpha FM voltar a brigar pelo “top 3” do ranking FM de São Paulo, cenário que já é observado no chamado “ranking comercial” (07h-19h/segunda à sexta-feira/FM+WEB).
 
Também são destaques os desempenhos das rádios Gazeta FM 88.1 e Metropolitana FM 98.5, que aparecem na sequência do 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). A 88.1 FM viu nova alta em sua média de ouvintes por minuto, cravando assim um de seus melhores índices em relação aos volumes médios obtidos pela Gazeta FM nos últimos meses. O mesmo vale para a Metropolitana, sexto lugar geral, rádio que apresentou a segunda maior variação positiva entre as dez primeiras colocadas no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Outra emissora que também apresentou uma boa variação positiva em seus números foi a 89 A Rádio Rock FM 89.1, rádio que segue em oitavo geral no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB) e passa a oferecer concorrência por posição com a 105 FM 105.1 (sétimo geral nesse período). 
 
Mix FM 106.3 e Jovem Pan FM 100.9 aparecem na sequência, próximas entre si e fechando o “top 10” no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Briga por posições
 
A Rádio Disney FM 91.3 foi um dos principais destaques da atual medição se considerar as variações dos índices das FMs medidas. A emissora apresentou um salto em sua média de audiência, fato que a reposiciona na briga por posições no “top 10” do 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). Tanto a 91.3 FM, como a Top FM 104.1 (estável no ranking FM), estão próximas da Mix e da Jovem Pan FM no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB).
 
Logo na sequência, também próximo do “top 10”, vem um “bolo de rádios” que cravaram índices próximos entre si no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). NOVABRASIL FM 89.7 e Feliz FM 92.9 ganharam posições em relação à pesquisa anterior, sendo seguidas de perto pela CBN FM 90.5, Antena 1 FM 94.7 e Kiss FM 102.1 (esta última também apresentou uma boa variação positiva em sua média de audiência, contribuindo para a alta do FM). 
 
Existem variações de posições conforme o filtro selecionado, inclusive quando se excluí a presença da audiência da pesquisa WEB. O motivo é a proximidade das rádios, com volumes médios bem próximos entre si.
 
Mais avanços
 
Energia 97 FM 97.7 e Transamérica FM 100.1 aparecem na sequência do ranking 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB). As duas emissoras também se destacaram por variarem de forma expressiva na média de ouvintes por minuto na comparação com a pesquisa anterior, com índices bem superiores aos volumes registrados por elas nos meses anteriores. 
 
Outra emissora que também voltou a variar de forma positiva na pesquisa foi a BandNews FM 96.9, rádio jornalística que toma a frente de sua irmã de grupo no 05h-00h (todos os dias e locais/FM+WEB), a Rádio Bandeirantes FM 90.9.
 
Também vale o destaque que a maioria das emissoras medidas em São Paulo tem apresentado variações positivas em seus índices, além das aparições das novatas Melodia FM 92.5 e Rádio Globo FM 94.1 (as novidades do mercado de São Paulo em 2017).
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, audiência, FM, Kantar, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.