Nas últimas semanas a Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa, emissora que lidera uma extensa rede FM estadual, apresentou mais uma novidade na forma como utiliza o RDS (Radio Data System), sistema que transmite texto para os receptores FMs dos ouvintes. A estação está publicando notícias relacionadas ao Paraná na função “RT” do RDS (Radio Text), faixa que permite o envio de mensagem até 64 caracteres. A novidade atinge todas as 19 FMs da Rádio T FM.
São notícias de diferentes editorias, como as condições das estradas paranaense, área policial, economia relacionada ao estado, entre outras questões. As manchetes são exibidas no RT das emissoras, ajustadas conforme o tamanho do texto e permanecendo disponível durante alguns minutos. O conteúdo é o mesmo nas emissoras da Rádio T FM, ideia que foi adotada pela rádio nas últimas semanas.
Já no PS (tradicional de 8 caracteres apenas), a Rádio T continua exibindo o nome da música/artista, frequência, nome da rádio, cidade da emissora, condições atuais do tempo, cotação do dólar e, quando disponível, o nome do programa que está no ar. Apesar do volume de informações, chama a atenção como as mensagens não ficam “truncadas” nos receptores quando o sinal da FM oscila.
A Rádio T FM é conhecida pela sua apurada técnica, onde todas as FMs integrantes da rede contam com um alinhamento nessa área, ou seja, possuem a mesma característica no processamento de seu áudio, as mensagens veiculadas no RDS, além da manutenção de um mesmo perfil artístico em sua grade local.