Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 18 de Agosto de 2017 @ 17:10

Brasil sobe uma posição em ranking de liberdade de imprensa

Brasília – Dos 180 países pesquisados, Brasil ocupa o 103º lugar

Publicidade
O Brasil subiu uma posição no ranking da Liberdade de Imprensa. A ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras publicou o “Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2017” e, dos 180 países que fazem parte da pesquisa, o Brasil ficou em 103º lugar. Apesar de ter melhorado uma posição em relação ao ano passado, quando ficou em 104º, o Brasil continua sendo um dos países mais violentos da América Latina para a prática do jornalismo.
 
 
O estudo afirma, ainda, que o ambiente de trabalho da imprensa no país se torna cada vez mais instável com a “ausência de um mecanismo nacional de proteção para os repórteres em situação de risco, o clima de impunidade - alimentado por uma corrupção onipresente - e a forte instabilidade política, ilustrada pela destituição da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016”.
 
Para criar o ranking, a ONG calcula a liberdade de imprensa em uma escala de 0 a 100. Quanto menor o número, mais livres são os veículos de comunicação. Este ano, o Brasil ficou com pontuação de 33,58, atrás de países como Nepal, Togo e Serra Leoa.
 
Os países que lideram o ranking, sendo as nações que mais respeitam a liberdade de imprensa, são Noruega, em primeiro lugar, seguida pela Suécia e, em terceiro lugar, Dinamarca. Na América do Sul, o Uruguai é o país com melhor colocação, em 25º, e a Venezuela com o pior lugar, em 137º. Na última posição mundial está a Coreia do Norte.   
 
O Relatório da ABERT sobre violações à liberdade de imprensa compila, anualmente, os casos de violência contra jornalistas e profissionais de comunicação no Brasil. Até agora, em 2017, cerca de 50 profissionais da imprensa sofreram algum tipo de violação à liberdade de imprensa. Entre alguns casos, 17 jornalistas foram agredidos, 5 foram roubados ou furtados enquanto trabalhavam e 5 foram detidos.
 
Em 2016, o Relatório da ABERT registrou 172 casos de agressões, atentados, ataques, ameaças e intimidações, número 62% maior do que em 2015. Pelo menos 261 profissionais e veículos de comunicação sofreram algum tipo de violência não-letal.
 
Tags: Rádio, liberdade de imprensa, jornalismo, ABERT, Repórteres sem Fronteira

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.