Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017 @ 19:03
João Pessoa - Correio 98 FM alcança a expressiva marca de sete anos consecutivos na liderança geral na capital paraibana
Ontem (16) o mercado da capital paraibana acompanhou uma atualização dos dados da audiência FM, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. João Pessoa não conta com medição regular, ou seja, o ranking só é conhecido uma vez a cada semestre e, em alguns casos, a pesquisa de audiência acaba sendo anual. O mercado paraibano acompanhou novidades no “top 3”, com destaque para o avanço da atual líder geral (05h-00h/todos os dias e locais, 18/09/2017 a 25/09/2017):
Avançaram
A Correio 98 FM 98.3 continua como o maior destaque da audiência FM em João Pessoa. A emissora ampliou a sua audiência em relação à medição realizada no segundo semestre de 2016, fato que a deixa ainda mais segura no topo do ranking FM nos principais períodos da medição. O resultado também crava a marca de 7 anos da Correio 98 FM como líder geral em audiência na capital paraibana, ou seja, há 78 meses a emissora é a FM que há mais tempo ocupa de forma consecutiva a liderança da audiência FM em uma capital brasileira.
Outra emissora do Sistema Correio (grupo responsável pela Correio 98 FM) também se destacou na pesquisa. A Mix FM 93.7 ampliou a sua média de audiência na comparação com as pesquisas anteriores, o que também a posicionou na terceira colocação geral no período 05h-00h (todos os dias e locais). À frente da Mix FM está a Sucesso FM 92.9, emissora popular que segue sozinha na vice-liderança geral nos principais períodos da pesquisa.
Mais destaques
A Tabajara FM 105.5 aparece na liderança do segmento adulto-contemporâneo no 05-00h (todos os dias e locais), gênero que deixou de contar com a Nova Tambaú FM 102.5 (substituída hoje pela Jovem Pan FM 102.5, segmento jovem/pop). A Tabajara FM é acompanhada de perto pela Cabo Branco FM 91.5, cuja diferença entre as duas FMs é inferior a 800 ouvintes na média por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais). Vale destacar que as duas FMs também ampliaram os seus universos de ouvintes na comparação com as pesquisas anteriores.
As duas FMs adultas estão posicionadas na sequência das rádios Arapuan FM 95.3 (quarto lugar geral no 05h-00h/todos os dias e locais) e CPAD FM 96.1 (quinto geral e líder no segmento religioso).
A FM Líder FM 100.5, Feliz FM 107.7 e a novata Pop FM 89.3 aparecem na sequência no 05h-00h/todos os dias e locais, fechando o “top 10” neste período. Essas emissoras estão bem próximas entre si nesse filtro e detalhe para a 89.3 FM, emissora que já está entre as dez primeiras colocadas apesar do pouco tempo em que está no ar (o projeto atual foi iniciado em março deste ano).
Entenda o ranking…
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.
Também é importante lembras que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
Cerca de 17 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência de João Pessoa.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na região de João Pessoa: clique aqui
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.