Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018 @ 15:07

O Rádio hoje | Para Nielsen, rádio é “The New Black” ao influenciar decisões de compra relacionadas à moda e tendências

São Paulo - Quatro em cada 10 ouvintes de rádio comercial se consideram "Fashion Forward”, público que segue de perto as tendências da moda e possuem um perfil mais ativo na economia

Publicidade

Um levantamento do Nielsen, principal instituto de medição de audiência e comportamento nos Estados Unidos, destacou que o meio rádio norte-americano tem um papel fundamental na decisão de compra relacionados à moda. Aproximadamente 38% do universo de ouvintes de rádio comercial se identificam como 'Fashion Forward’, grupo cujo comportamento é sempre o primeiro a experimentar a última tendência, logo depois que ele se torne disponível no mercado. Com comportamento ativo na economia, a informação tem grande valor para marcas/anunciantes na hora de estabelecer as suas estratégias de mídia.

Cerca de quatro em 10 ouvintes de rádio comercial se identificam como “Fashion Forward”, grupo composto principalmente em mulheres que são orientadas para a aparência, com uma renda familiar superior à média e pronta a gastá-la em todas as coisas, imagem e status. Eles estão em uma posição privilegiada para comprar moda e acessórios, cuidados com a pele, produtos de bronzeamento e cosméticos.

A amostra é parte dos resultados do último relatório de pesquisa do Consumer & Media View (CMV) da Nielsen e Commercial Radio, que revela que o grupo Fashion Forward de consumidores orientados para a imagem está envolvido por rádio comercial, especialmente durante os intervalos de horário nobre do café da manhã e da tarde. Segundo o comunicado destacado pelo Nielsen, esse grupo ouvem, confiam e compartilham o que escutam em sua estação de rádio favorita.
 
O estudo aponta que esse comportamento é importante para anunciantes, já que a parcela de ouvinte comercial que se considera pertencente ao grupo Fashion Forward é elevada no meio norte-americano. “O grupo Fashion Forward traz grandes oportunidades para os anunciantes, pois são considerados influenciadores com fome de informações que estão buscando receber e compartilhar conselhos entre seus círculos internos e além”, destaca o relatório do Nielsen.

Porém, o estudo também destaca que 62%  dos ouvintes de rádio comerciais que se identificam como 'Fashion Idlers', que preferem esperar e ver se a tendência decola antes de experimentar novas roupas. A renda familiar média anual do grupo Fashion Idler é aproximadamente $10,000 (dez mil dólares) menor que a do 'Fashion Forward'. O estudo afirma que o grupo Fashion Idler's é mais provável que esteja assumindo tarefas domésticas, em um comércio, um trabalhador ou aposentado. O Fashion Idler também tem a maior representação de homens com mais de 55 anos de idade e de aposentados.

O estudo ainda aponta outra diferença entre os grupos: enquanto a porcentagem de ouvintes de rádio comercial que são "Fashion Idlers" é maior do que 'Fashion Forwards', o comportamento de compra é muito diferente. Os consumidores do "Fashion Idler" gastam menos nos centros comerciais e são menos propensos a recomendar um produto aos seus amigos.

Perto do ponto de compra

Recentemente o tudoradio.com também destacou outro levantamento feito pelo Nielsen nos Estados Unidos, este que indica o fato da audiência de rádio estar mais próxima do "ponto de compra" na comparação com o público presente em outro formato de mídia. O levantamento também havia apontado os formatos de programação de maior preferência por parte dos ouvintes de rádio comercial daquele país.

Com informações do Nielsen

Tags: Rádio, pesquisa, levantamento, Nielsen

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.