Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 09 de Maio de 2018 @ 07:47

Panorama: Nativa FM e Alpha FM avançam na audiência FM da Grande São Paulo

São Paulo - Band FM segue líder isolada. Mix FM ganha mais uma posição no ranking FM geral. Top FM e Antena 1 crescem na audiência média

Publicidade

São Paulo viu mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. E, após várias quedas seguidas no volume de ouvintes por minuto nos períodos de audiência média, o meio FM paulistano viu uma variação positiva em seus índices. O crescimento foi puxado por várias estações, mercado que também viu mudanças de colocações no “top 10”. Acompanhe (05h-00h/todos os dias e locais/FM+WEB/trimestre fevereiro a abril de 2018):

Nova vice-líder

A Nativa FM 95.3 volta a figurar na vice-liderança geral em períodos importantes da medição de audiência, com destaque para o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio já vinha de uma forte sequência positiva nas pesquisas passadas e agora não só assumiu a vice-liderança, como também se isolou nessa nova condição. Com o avanço, a Nativa FM também se aproxima da atual líder geral nos principais períodos da medição (a distância atual entre a primeira e a segunda é a menor já vista em relação aos resultados mais recentes no ranking FM).

O que continua sem mudar no “top 3” é a Band FM 96.1 presente na primeira colocação nos principais períodos da pesquisa. A atual líder geral desacelerou a variação negativa em seu índice no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de voltar a crescer em períodos importantes, como no “ranking comercial” (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

A Transcontinental FM 104.7 fecha o “top 3” nos principais períodos da audiência média na Grande São Paulo.

Avanços no “top 10” 

A Alpha FM 101.7 voltou a apresentar uma forte variação positiva em sua média de ouvintes por minuto nos principais períodos da atual medição, situação que aproximou a 101.7 FM de vez do “top 3” (em especial no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais). O avanço da Alpha FM em ouvintes por minuto foi o segundo maior no absoluto entre as dez primeiras colocadas no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), atrás apenas da Nativa FM.

Também é destaque o novo avanço da Mix FM 106.3, rádio que já vinha de um resultado expressivo na medição anterior. A nova melhora no índice da 106.3 FM a reposicionou na nona colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e oitava no “comercial”, lembrando que a Mix FM havia voltado ao “top 10” nesse período na pesquisa anterior. 

O que não muda no “top 10” são as condições das rádios Gazeta FM 88.1 (quinto geral) e Metropolitana FM 98.5 (sexto geral), cada uma isolada em sua respectiva colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estabilidade de posição que também é mantida no “comercial” (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

105 FM 105.1 e 89 A Rádio Rock FM 89.1 ocupam a sétima e oitava colocações no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádios que ampliaram as suas médias de audiência na comparação com a pesquisa anterior e estão bem próximas entre si nesta medição (diferença inferior a 100 ouvintes na média por minuto, isso no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

NOVABRASIL FM 89.7 completa o “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que é seguida de perto pela Jovem Pan FM 100.9 (voltou a variar de forma positiva nos principais períodos da pesquisa, rádio que está no “top 10” em filtros comerciais, como o 07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).

Disputas acirradas

Além da proximidade entre Mix FM, NOVABRASIL FM e Jovem Pan FM, rádios como Kiss FM 102.1, Top FM 104.1 e Antena 1 FM 94.7 também estão bem próximas do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A diferença entre a Mix FM e a Antena 1, por exemplo, é inferior a 8 mil ouvintes por minuto, ou seja, pequenas variações no período (como a ausência da medição WEB) pode alterar a ordem das estações no ranking. 

Vale destacar o avanço obtido pela Top FM na atual medição, fato que a reposicionou na disputa por uma condição no “top 10” em períodos como 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo que a 104.1 FM avança para a decima colocação se não considerar a audiência WEB na soma do 05h-00h (todos os dias e locais). 

A Antena 1 também apresentou um avanço de destaque em seu volume de audiência, situação que a posicionou nesse “bolo” de rádios entre o “top 10” e “top 15” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Rádio Disney FM 91.3 e Feliz FM 92.9 aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e estão bem próximas entre si nesse período.

News em alta

Além da já citada variação positiva no índice da Jovem Pan FM (esta que conta com vários programas em formato de jornalismo), o “news” contou com fortes avanços nos índices das rádios CBN FM 90.5 e BandNews FM 96.9. A primeira, a “all-news” do Sistema Globo de Rádio, se aproximou um pouco mais do “top 15”, sendo que o atual volume da FM é um dos maiores já registrados pela CBN nos últimos meses.

A BandNews FM também apresentou uma forte variação em seu índice no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), avançando duas posições nesse período, voltando a ficar à frente de sua “irmã de grupo”, a Rádio Bandeirantes FM 90.9. A BandNews FM aparece logo na sequência do bolo que conta com a Transamérica FM 100.1 (estável) e com a Energia 97 FM 97.7 (outra FM que apresentou uma forte variação positiva no 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.