Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 12 de Julho de 2018 @ 07:44

Panorama: BH FM retoma a liderança geral no FM de Belo Horizonte. Liberdade FM e Alvorada melhoram seus índices

Belo Horizonte - A maioria das emissoras cravou médias de audiência muito próximas dos índices vistos na pesquisa passada

Publicidade

O rádio de Belo Horizonte e região metropolitana segue em alta. Apesar de um ligeiro recuo na média do universo FM na comparação com a pesquisa anterior, os índices gerais continuam expressivos para a média histórica. E houve mudança na primeira colocação geral nos principais períodos da pesquisa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre abril a junho de 2018):

Mudou de novo

A BH FM 102.1 apresentou uma forte variação em sua média de audiência na Grande Belo Horizonte em relação à pesquisa passada. Resultado: a emissora de formato popular/hits pulou para a liderança geral do FM em períodos importantes, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de cravar uma média superior a 130 mil ouvintes por minuto nesse período. A 102.1 FM já havia acirrado a disputa pela liderança nesse período na medição passada, quando também apresentou um avanço considerável em sua média de audiência.

E a briga pela primeira colocação geral no FM continua acirrada, já que a BH FM e a Rádio Itatiaia FM 95.7 tem se alternado na posição neste primeiro semestre de 2018. E a briga é em alto nível, já que as duas estações cravam marcas muito expressivas, sempre acima dos 120 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais avanços

Liberdade FM 92.9 e Alvorada FM 94.9, rádios que aparecem de forma isolada na sequência do ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), variaram novamente de forma positiva no ranking geral. Isso significa que as duas emissoras cravaram marcas historicamente superiores a maioria dos índices obtidos por elas nas medições anteriores. A Alvorada FM continua sozinha na liderança do formato adulto-contemporâneo local, enquanto a Liberdade FM fica isolada em terceiro geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

E o “top 5” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é completado pela Jovem Pan FM 99.1, rádio que vê uma estabilidade em seus índices. Isso proporciona uma liderança tranquila no formato jovem local e também uma vantagem confortável para as FMs posicionadas à seguir no ranking geral. Também chama a atenção o alcance (30 dias) da 99.1 FM, entre os quatro maiores de Belo Horizonte (acima dos 1.3 milhões).

Complemento do “top 10” 

Tem novidade. A variação atual do meio posicionou a Rádio 107 FM 107.5 na sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), posição que a rádio líder formato gospel local estava defendendo no início do ano. E a disputa pela posição nesse período segue acirrada, já que a 98 FM 98.3 aparece logo na sequência no ranking 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Outra emissora que ganhou posição foi a CDL FM 102.9, agora em oitavo geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que também foi beneficiada pela movimentação do meio FM. Mas é possível afirmar que há um empate técnico com a Antena 1 FM 105.1, já que a diferença entre as duas rádios é inferior a 100 ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale destacar que as marcas atuais das duas estações são expressivas para as suas trajetórias nesses últimos anos.

Completa o “top 10” a “novata” Extra FM 103.9, rádio que aos poucos tem melhorado os seus índices na pesquisa. E a Transamérica FM 88.7 passa a ser a FM mais próxima do “top 10” no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso após um bom avanço em sua média de ouvintes na comparação com a pesquisa anterior.

Novidade

A BandNews FM 89.5 está mantendo uma trajetória de avanço no ranking geral de Belo Horizonte. No 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) a emissora aparece pela primeira vez à frente de concorrentes diretas, além de se posicionar cada vez mais próxima do “top 10” nos principais períodos da medição.

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu segmento e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 33 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.