Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quinta-Feira, 23 de Agosto de 2018 @ 13:04

28º Congresso | MCTIC anuncia redução do prazo para análise de autorização das retransmissoras

Brasília – Iniciativa foi divulgada pelo ministro Gilberto Kassab durante o 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, em Brasília

Publicidade

O prazo para a concessão de autorizações e renovações vinculadas ao Serviço de Retransmissão de Televisão (RTV) será reduzido. Com foco na desburocratização desse processo, será assinado decreto presidencial, que vai diminuir a análise de pedidos para quatro meses. A medida, anunciada na abertura do 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, vai atender as estações retransmissoras de TV primárias, que possuem direito à proteção.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o decreto vai promover o avanço da radiodifusão no país. Além disso, vai permitir a expansão mais rápida do serviço, levando à população o acesso à informação, ao entretenimento e à educação.

“O decreto proporcionará a aprovação das RTVs primárias muito mais rapidamente do que acontece hoje, que temos um prazo médio de seis anos para a aprovação. Isso penaliza demais a radiodifusão brasileira. Com essa medida, em breve, reduziremos esses seis anos para quatro meses”, disse.

Além disso, o novo decreto irá regulamentar o canal de rede, que permite que as emissoras utilizem, preferencialmente, um único canal em todo o estado. Com essa medida, o MCTIC estima o uso mais racional e organizado do espectro de radiofrequência, com a liberação de mais canais para oferecer mais diversidade de programação e acesso à informação e à cultura por parte da população.

Para o presidente da República, Michel Temer, a medida terá papel importante para a garantia da liberdade de imprensa e de informação no país. “A importância está em nos recordarmos da liberdade de imprensa, não só para os comunicadores, mas para o povo brasileiro. E essas liberdades caminham juntas para vitalizar a democracia”, ressaltou.

Migração

O ministro Gilberto Kassab também destacou a intenção de finalizar o processo de migração das 1.781 rádios AM do país para a faixa FM. Até o momento, mais de 1,6 mil solicitaram a mudança, e 1,1 mil já concluíram a migração.

“O processo de migração é muito importante para manter a qualidade do rádio brasileiro, e ele foi muito bem estudado para que as emissoras possam passar por esse processo mantendo a qualidade da sua programação, levando um conteúdo cada vez melhor para o ouvinte”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Paulo Tonet Camargo.

O MCTIC levou ao 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão o Espaço do Radiodifusor. No local, representantes de emissoras de todo o país podem solicitar a migração e conhecer os procedimentos necessários para a transição para a faixa FM.

Também participaram da abertura do 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia; o ministro da Justiça, Torquato Jardim; o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame; o secretário de Radiodifusão do MCTIC, Moisés Moreira; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert); e o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), José Luis Saca Jiménez.

Clique aqui e acompanhe a cobertura do tudoradio.com sobre o 28º Congresso Brasileiro de Radiodifusão (ABERT). Siga!

Com informações do MCTIC

Tags: Rádio, MCTIC, concessão, prazo, burocracia, radiodifusão, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.