Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 10 de Setembro de 2018 @ 16:15

Panorama: Alpha FM pula para o "top 3". Band FM está cada vez mais sozinha no topo em São Paulo

São Paulo - Gazeta FM e Jovem Pan FM avançam no "top 10". Mercado tem nova oscilação negativa na audiência média

Publicidade

A trajetória é de queda. O meio FM da Grande São Paulo continua oscilando de forma negativa na audiência média medida pelo Kantar Ibope Media. Enquanto o alcance segue com volumes consideráveis, o tempo de audição recua em São Paulo, diferente do que é observado atualmente em outras praças (como no Rio de Janeiro). Mas tem FMs que ignoraram essa baixa. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre junho a agosto de 2018):

Isoladas e novidade no "top 3" 

A oscilação negativa do meio FM não é um problema para as duas primeiras colocadas, principalmente para a atual líder geral. A Band FM 96.1 pouco oscilou na atual medição e continua com um volume de audiência muito expressivo na Grande São Paulo, acima dos 150 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A movimentação atual do meio FM e a estabilidade nos números da 96.1 FM, tem isolado ainda mais a Band FM no topo do ranking de audiência média.

E a novidade no "top 3" fica por conta da Alpha FM 101.7, emissora que assume a condição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora de formato adulto-contemporâneo também já aparece nessa condição em períodos comerciais, como o 07h-19h (segunda à sexta-feira, seja com ou sem a medição WEB). Mas a disputa com a Nativa FM 95.3 ainda é acirrada, rádio popular que leva a melhor no 05h-00h (todos os dias e locais) sem a medição WEB.

A Transcontinental FM 104.7 também segue como um dos destaques da pesquisa. Apesar de ter acompanhado a variação do meio FM, a emissora está sozinha na vice-liderança geral na audiência média da Grande São Paulo, isso nos principais períodos da medição.

Avanços no "top 10"

Duas FMs ignoraram a variação negativa da audiência média no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). São elas: Gazeta FM 88.1 (rádio que volta a ficar de forma mais isolada na quinta colocação geral nos principais períodos da pesquisa) e Jovem Pan FM 100.9 (rádio que estava estável na medição passada, mas avançou na atual). O avanço da 100.9 FM alterou a posição dela no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), estação que pulou para a nona colocação geral nesse período.

E a disputa por colocações é grande. Antena 1 FM 94.7, rádio que tem se destacado na pesquisa geral, mantém a sétima colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas puxa uma fila de concorrentes, seguida por 105 FM 105.1 (estável), a já citada Jovem Pan FM e a 89 A Rádio Rock FM 89.1. 

Rádios que aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também contam com marcas próximas, casos da NOVABRASIL FM 89.7, Kiss FM 102.1, Rádio Disney FM 91.3 (ganhou posição e variou de forma positiva na atual pesquisa) e Mix FM 106.3.

Caso Metropolitana

Dona de uma estabilidade de destaque nos últimos anos, a Metropolitana FM 98.5 segue isolada em sexto geral nos principais períodos da pesquisa, inclusive no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Mas a rádio já tem apresentado uma variação incomum em seu volume de audiência, apesar da atual medição não cobrir o período de "duplicidade de transmissão em 98.5 FM" (saiba mais). A condição da emissora causa expectativa e apreensão no mercado de São Paulo.

Mais destaques

A Transamérica FM 100.1 continua com uma trajetória de destaque em São Paulo. A rádio apresentou de novo uma leve variação positiva em seu volume de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), o que tem diminuído a distância da 100.1 FM para o "top 10" nos principais períodos da pesquisa. A Transamérica está bem próxima da CBN FM 90.5 e já aparece à frente da Top FM 104.1 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Outra emissora que segue avançando em São Paulo é a Rádio Bandeirantes FM 90.9, esta que também aparece mais próxima de sua "irmã de grupo" (a BandNews FM 96.9) e diminuí a distância para as FMs à sua frente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Rádio Globo FM 94.1 também apresentou mais uma variação positiva em seu índice no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), ignorando novamente a oscilação negativa do FM paulista, mas ainda sem alterar a posição da FM em ranking gerais.

Efeito "WEB"

Além da Nativa FM, outras emissoras tem desempenhos melhores se não considerada a medição WEB no 05h-00h (todos os dias e locais). A 105 FM pula pra sétimo, enquanto a Mix FM aparece mais próxima da NOVABRASIL FM e a Top FM supera a Transamérica. Isso se deve a grande proximidade entre as concorrentes nesse período. Também sem a medição WEB na soma com o FM, há um achatamento maior entre as concorrentes (as distâncias diminuem). 

Como explicar a queda do meio FM?

Mudanças no comportamento da audiência no tempo disponível para se ouvir rádio em São Paulo podem explicar a queda, mas é importante considerar que há uma conjuntura de fatores que contribuem nessas movimentações. Mudanças nos projetos das rádios, oscilações de sinais, influências como "Copa do Mundo" (ainda refletida na pesquisa), "Greve dos Caminhoneiros" (influencia até o começo de junho), grande ocupação irregular do espectro FM, entre outros fatores, ainda são considerados pelo mercado. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.