Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2018 @ 10:52

Panorama: Caiobá FM puxa a alta do FM e reassume a liderança geral em Curitiba

Curitiba - Massa FM e 98 FM também crescem na comparação com a pesquisa passada. Rádio Banda B segue ampliando a sua média em FM

Publicidade

Na contra-mão da tendência vista em outras praças, o mercado de rádio da Grande Curitiba ampliou a sua média de audiência, mesmo com a considerável presença política nas grades das emissoras (devido ao horário eleitoral). Grande parte das FMs mais ouvidas da capital paranaense ampliaram as suas médias de audiência, puxando o universo pra cima. Acompanhe o panorama (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/julho a setembro-2018):

Brigas em alto nível

Caiobá FM 102.3 (popular/hits) e Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) continuam travando uma "batalha" de destaque. A disputa é em alto nível, já que as duas FMs estão mantendo trajetórias positivas em suas médias de audiência. Na atual medição a Caiobá FM foi o principal destaque da pesquisa por mais de um motivo: reassumiu a liderança geral em períodos importantes, apresentou o maior avanço na média de ouvintes por minuto (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e foi responsável por ampliar o "teto da pesquisa" (para um patamar que não era visto há algum tempo).

O avanço da Caiobá FM não significa uma trajetória negativa para a Massa FM, pois a rádio também ampliou a sua média de audiência na comparação com os resultados passados, tendência que já era vista em seus números em pesquisa anteriores. O atual volume de audiência da Massa FM é superior ao que a rádio estava registrando anteriormente, quando estava posicionada na liderança no 05h-00h(FM+WEB/todos os dias e locais).

A 98 FM 98.9 (popular/hits), rádio que tem adotado uma linguagem mais jovem e passa por um processo de reposicionamento, também está colhendo frutos positivos, com nova ampliação de sua média de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que segue isolada na terceira colocação geral nos principais períodos da medição.

Essa tendência positiva também foi vista nos índices das rádios que estão na sequência do ranking: Ouro Verde FM 105.5 (quarto geral e líder no adulto-contemporâneo, rádio que consolidou sua colocação nos períodos gerais), Jovem Pan FM 103.9 (líder no jovem/pop) e Clube FM 101.5 (popular, rádio que está em sexto geral e cravou uma de suas melhores marcas de audiência em ouvintes por minuto na comparação com as medições anteriores).

Mais destaques

A sequência do "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com várias emissoras próximas nesse período. A Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel) puxa a fila, com a Mundo Livre FM 93.9 (alternativa/rock) na sequência. Detalhe: a 93.9 FM vinha de altas consecutivas e na atual medição está estável, consolidando assim a oitava colocação geral em períodos importantes. Transamérica FM 100.3 (jovem/pop-esportes) e BandNews FM 96.3 (jornalismo) aparecem na sequência, completando o "top 10" no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Rádio T FM 104.9 (popular/hits) passa a ser a emissora mais próxima do "top 10", emissora que teve boa variação em sua média de audiência. Evangelizar FM 90.9/99.5 (teve troca de canal, sendo que a Renova FM assumiu o canal 99.5 FM, rádios de formato religioso/católico) aparece logo na sequência, assim como a Rádio Banda FM 107.1 (popular/jornalismo) e CBN FM 90.1 (jornalismo).

Efeito Rádio Banda B

Novidade no FM curitibano (no ar desde junho), a Rádio Banda B está experimentando a migração de sua audiência, esta que passa a experimentar a sintonia 107.1 FM. A emissora viu uma leve oscilação na média da 550 AM, mas um avanço considerável na 107.1 FM. O saldo para a Rádio Banda B é positivo, pois a soma da audiência (FM+AM) na atual medição é superior à soma dos valores registrados na pesquisa passada. Em resumo, se somadas as audiências a Rádio Banda B aparece em quarto geral no 05h-00h (FM+AM+WEB/todos os dias e locais).

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.