Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Qual o tipo de conteúdo que você prefere consumir no rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2018 @ 07:43

Panorama: Rádio é novamente fonte importante de informações para apuração eleitoral

São Paulo - Picos de audiência foram registrados por plataformas digitais ligadas às emissoras brasileiras. Portal tudoradio.com também tem acessos expressivos

Publicidade

Como já era de se esperar, a apuração do 2º turno das eleições no Brasil proporcionou um volume expressivo de audiência para o rádio. O primeiro impacto é sentido nas plataformas digitais que, com registros realizados em tempo real, permitem perceber o êxito da cobertura jornalística feita pelas FMs e AMs. A transmissão em formato multiplataforma, em audio e vídeo, também foi uma prática comum entre as principais estações. Acompanhe:

Multiplataforma em alta

As rádios regionais e nacionais com tradição em jornalismo atraíram mais a atenção dos eleitores que queriam acompanhar a apuração, com registros expressivos de audiência em streaming (áudio ao vivo) e em transmissões de vídeo (YouTube, Facebook Live, Twitter, entre outros). Na plataforma do tudoradio.com, estações como Rádio Bandeirantes FM 90.9 de São Paulo, Rádio Jornal FM 90.3 do Recife (PE), Rádio Gaúcha FM 93.7 de Porto Alegre (RS), Jovem Pan News AM 620 de São Paulo, Rádio Itatiaia FM 95.7 de Belo Horizonte (MG), BandNews FM 96.9 de São Paulo, entre outras, tiveram entre os destaques em acessos.

Novamente o trabalho multiplataforma teve um peso importante no trabalho das rádios jornalísticas na cobertura das eleições. Entre as plataformas que permitem aferir a medição de audiência em tempo real, como o caso do YouTube, destaque para o volume alcançado pela Jovem Pan News: pico de 190 mil pessoas assistindo a cobertura multiplataforma da emissora no YouTube, recorde para uma emissora de rádio nesse formato de transmissão (veja abaixo o registro do pico).


190 mil pessoas assistiram a cobertura da Jovem Pan News via YouTube a partir das 19h do domingo (28)

Na quinta-feira (25) o tudoradio.com detalhou como seria o trabalho de cobertura dessas estações no 2º turno eleitoral

Streaming (reflexo do FM/AM) em alta

Assim como no 1º turno, os maiores volumes de audiência foram registrados a partir das 17h00 (horário de Brasília), com o início da apuração dos votos. Estava em jogo os resultados Presidencial e dos governos de vários estados. Como a situação em locais muito populosos ainda não estavam definidas em 1º turno, a cobertura local/regional ganhou novamente importância nas emissoras.

Sem a votação para deputados estaduais e federais, além das duas vagas para o Senado Federal, o volume de audiência em rádios de pequena porte não foi tão expressivo como no 1º turno, mas foram significativos. 

Emissoras de entretenimento, que operam em diferentes formatos de programação, tiveram acessos relevantes no sistema de players do tudoradio.com. Novamente estações locais como Correio 98 FM 98.3 de João Pessoa (PB), Massa FM 97.7 de Curitiba (PR), Tiradentes News FM 89.7 de Manaus (AM), Pajuçara FM 103.7 de Maceió (AL), 105 FM 105.7 de Jaraguá do Sul (SC), Rádio Jornal AM 540 de Aracaju (SE), entre outras, tiveram acessos consideravelmente superiores para as suas médias aos domingos.

O tudoradio.com registrou novamente picos de audiência no serviço de "Rádios Ao Vivo" (via Analytics nos players das emissoras presentes no tudoradio.com), isso a partir das 17h00 (horário de Brasília) e também às 19h00 (também no horário de Brasília, quando as pesquisas de boca de urna e os dados da apuração presidencial foram conhecidos).

Tags: Rádio, eleições 2018, jornalismo, cobertura, capitais, streaming, multiplataforma, audiência

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.