Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018 @ 15:10
Campinas - Identificação como Cristal FM ocorreu a partir das 20h da última sexta-feira (16)
Mudanças nos dials em FM da Grande Campinas e do Circuito das Águas. Desde a última sexta-feira (16) os ouvintes locais estão acompanhando a programação da Cristal FM 99.7, emissora de formato popular/sertanejo que substituiu a Rádio ABC no canal. A estação possuí o seu sistema irradiante em Amparo e já abrigou bandeiras da Massa FM, Band FM e Transamérica.
O nome Cristal FM surgiu a partir das 20h00 da última sexta-feira (16), mas antes mesmo (no feriado do dia 15) a programação da Rádio ABC foi suspensa em 99.7. O canal estava repetindo a programação da Rádio ABC AM 1570 de Santo André (Grande São Paulo) desde o começo de outubro, conforme noticiado pelo tudoradio.com.
A mudança em 99.7 FM foi acompanhada pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, este que antecipou a saída da Rádio ABC e a chegada da Cristal FM na última sexta-feira, dia 16.
A 99.7 FM é uma das emissoras mais abrangentes do estado de São Paulo, chegando com facilidade à Grande Campinas, além de cobrir cidades como Americana, Sumaré, Bragança Paulista, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, entre outras. Sua área de cobertura estimada supera a marca de 7 milhões de habitantes. Seu sistema irradiante está a mais de 1000 metros de altitude e recentemente teve sua classe de operação promovida para A2 (saiba mais).
O canal já teve uma longa trajetória como afiliadas de redes nacionais (entre 1995 e 1997 como Transamérica – em 98.3 FM, depois já em 99.7 FM como Band FM entre 1997 e 2013, Massa FM entre 2013 e 2015 e, mais recentemente, R.D.C de 2015 a 2018).
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.