Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 29 de Novembro de 2018 @ 07:49

Panorama: Pesquisa aponta que uso dos comandos de voz por brasileiros ainda é baixo

São Paulo - Presente nos smartphones, assistentes de voz são pouco acionados pelos usuários. Smart-speakers podem mudar isso

Publicidade

Usar um assistente de voz para executar uma tarefa é algo ainda muito incomum para os brasileiros. Presente em aplicativos e sistemas operacionais presentes nos smartphones, esse recurso ainda é algo que não faz parte da prática do usuário. Essa afirmação é baseada através de uma pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media, que mapeou o uso dos assistentes entre os brasileiros. O mercado tem a expectativa de que as smart-speakers podem mudar esse quadro.

O levantamento feito pelo Ibope Conecta apontou que funções como Siri, Google Now e Cortana são usados apenas por 12% dos internautas brasileiros, contra 40% que usam nunca ou quase nunca e 11% que nunca ouviram falar nesses recursos. Os números estão na contra-mão do que pensa o usuário, este que, segundo a pesquisa, "mais da metade dos internautas acham que cada vez mais os celulares terão comando por voz".

A pesquisa foi realizada de 18 a 22 de outubro de 2018, com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil.

E as smart-speakers?

Ainda distantes do Brasil, as famosas "caixas de som inteligentes" podem mudar esse quadro, expectativa do mercado que é baseada no forte avanço desses sistemas nos Estados Unidos. Comandadas apenas por voz, esses dispositivos podem criar o hábito do uso da voz em outros aparelhos, como o próprio smartphone e também em computadores ou veículos automotivos.

Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, o rádio norte-americano já vive essa "febre" das smart-speakers (via popularização da Alexa - da Amazon - e do Google Home), usando estratégias para integração à esses dispositivos, seja para a audição ao vivo ou para conteúdos no formato podcast.

Recomendamos:
> Radialistas compartilham levantamento da Nielsen que aponta a forte popularidade do Rádio na "era do Spotify"

A expectativa é de que as caixas de som inteligentes alavanquem a audiência do rádio nas residências, dispositivos que se conectam a programação das emissoras via streaming.

Tags: Rádio, comando voz, Siri, smartphone

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.