Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 07 de Dezembro de 2018 @ 07:45

Panorama: Alpha FM avança de novo e se aproxima do topo. Band FM segue líder em São Paulo

São Paulo - Jovem Pan FM e 89 FM A Rádio Rock avançam em audiência. CBN se aproxima do top 10

Publicidade

São Paulo acompanhou ontem (6) mais uma atualização dos dados da audiência FM local, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. Trata-se da última medição a ser conhecida pelo mercado em 2018, referente ao trimestre setembro a novembro. No geral, o FM paulistano continua oscilando negativamente, mas viu esse movimento desacelerar. Acompanhe os destaques com base no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre setembro a novembro):

Nova polarização

A Alpha FM 101.7 (formato adulto-contemporâneo) continua avançando em São Paulo. A rádio oscilou novamente de forma significativa nos principais períodos da medição, inclusive no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), passando a ser a rádio mais próxima da atual líder geral, a Band FM 96.1 (popular/hits).

Esta é a primeira vez que a Alpha FM passa a figurar como a FM mais próxima da líder geral. Em períodos comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira) a diferença é menor do que em períodos gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e as medições sem a soma com o WEB. O resultado é histórico para a Alpha FM e para o formato de rádio adulto.

A Band FM, por sua vez, segue isolada no topo do ranking, principalmente nos períodos gerais, como citado anteriormente. A 96.1 FM também se destaca pela estabilidade em relação à medição passada (diferente das demais FMs classificadas como populares em São Paulo). 

Novamente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), Transcontinental FM 104.7 (popular/hits) e Nativa FM 95.3 (popular/romântica) aparecem na sequência, assim como a Gazeta FM 88.1 (popular/hits). Há uma expectativa de reação dessas emissoras para a temporada de verão, conforme o período eleitoral se distancie do rádio (a pesquisa atual ainda cobre o segundo turno, com o mês de outubro).

Mais avanços

Várias emissoras de diferentes formatos avançaram no ranking (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) em relação à pesquisa anterior. A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/pop - jornalismo) segue evoluindo nos períodos gerais, consolidando a sexta colocação geral nos principais períodos da pesquisa e se aproximando do top 5. 

Outra emissora que apresentou forte evolução na atual pesquisa foi a 89 FM A Rádio Rock FM 89.1, estação que ganhou duas posições no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) na comparação com a pesquisa anterior. Só não evoluiu mais nesse período devido o crescimento da 105 FM 105.1 de Jundiaí (das consideradas populares, foi a única que reagiu de forma significativa). 

A Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) sustenta a nona colocação no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádio que variou de forma positiva na comparação com a medição anterior. Ela é acompanhada de perto pela NOVABRASIL FM 89.7 (adulto/nacional). As posições entre as duas FMs se invertem conforme o filtro a ser considerado.

Também é destaque a aproximação inédita da CBN FM 90.5 (jornalismo) em relação ao top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A rádio jornalística se isolou em 11º geral nos principais períodos e apresentou um considerável avanço na comparação com as medições anteriores.

Sequência acirrada e com vários destaques

É destaque o resultado da Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) em São Paulo. A emissora segue sofrendo com a ocupação de duas programações no canal 98.5 FM (sendo a própria uma delas), mas ainda sustenta uma condição de destaque nos rankings gerais quando comparada com FMs consideradas "concorrentes diretas" em seu target.

Ela é seguida de perto pela Kiss FM 102.1 (adulto/rock) no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), tendo Rádio Disney FM 91.3, BandNews FM 96.9, Rádio Mix FM 106.3 e Feliz FM 92.9 na sequência.

Detalhes: a BandNews FM apresentou uma forte reação em seus números, também sendo algo histórico para a sua trajetória. O avanço é ainda maior se considerado o resultado obtido pela 96.9 FM em relação ao resultado atualizado em outubro passado. Já a Mix FM voltou a reagir na medição geral, oscilando de forma positiva.

Top FM 104.1 (popular/sertaneja) aparece na sequência e foi outra FM que voltou a oscilar de forma positiva, gerando expectativa no meio. A rádio é seguida de perto pela Transamérica FM 100.1 (jovem/pop - esportes). 

Veja também:
Panorama: Jovem Pan FM dispara em São Paulo. Alpha FM acirra briga pela vice-liderança geral
Curiosidade: Puxados pela Alpha FM, projetos adultos invadem o topo do ranking FM de São Paulo

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, São Paulo, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.