Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 @ 07:46

Curiosidade: Puxados pela Alpha FM, projetos adultos invadem o topo do ranking FM de São Paulo

São Paulo - Projetos musicais e de jornalismo ocupam metade das posições do top 10 da audiência média paulistana 

Publicidade

O último resultado geral da audiência FM na Grande São Paulo revelou alguns pontos curiosos em períodos importantes da medição realizada pelo Kantar Ibope Media. Metade dos projetos posicionados entre as FMs de maior volume de audiência estão de alguma forma voltados ao público adulto, com recorte mais significativo a partir dos 30 anos. A Alpha FM 101.7, maior volume de audiência no formato adulto-contemporâneo, tem "puxado essa fila". 

Conforme destacado anteriormente, a Alpha FM acirrou de vez a briga pela vice-liderança geral na Grande São Paulo. Em períodos comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira, trimestre agosto a outubro de 2018), a emissora de formato adulto-contemporâneo já aparece nessa condição. E em períodos gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), há um empate técnico pela vice-liderança da audiência média.

O avanço da Alpha FM não é um fato isolado no formato adulto-contemporâneo em São Paulo. A NOVABRASIL FM 89.7 é outra emissora que tem se destacado, principalmente em períodos comerciais. Novamente no 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira), a emissora alcança a sexta colocação geral, enquanto figura em oitavo no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A Antena 1 FM 94.7, dona da maior rede de FMs no formato adulto-contemporâneo, também não fica fora de destaque. Altamente qualificada, a emissora figura entre as rádios mais estáveis do mercado paulistano e tem apresentado altas consecutivas em várias pesquisas realizadas ao longo de 2018. Hoje ela também figura entre os dez maiores volumes de audiência média em São Paulo.

Não é só o formato adulto-contemporâneo 

O trabalho com o público adulto é tradicionalmente conhecido pelo formato adulto-contemporâneo, porém existem variações de programação que também atingem faixas etárias presentes a partir dos 30 anos. Um exemplo é a Jovem Pan FM 100.9, emissora que tem duas variações mais significativas em seu projeto: atua no jornalismo, onde é líder nas principais faixas do segmento, além de ter uma linguagem de entretenimento/musical focada em um público a partir de 25 anos (algo intensificado nos últimos meses).

O resultado rendeu para a Jovem Pan FM a já citada sexta colocação geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), melhor posição obtida pela 100.9 FM nos últimos anos, impulsionada pelo período eleitoral e pelos ajustes feitos em sua grade de entretenimento.

A 89 A Rádio Rock FM 89.1 também é outro exemplo dessa variação que tem rendido frutos positivos quando o assunto é volume de audiência. A emissora, voltada ao jovem-adulto interessado na linguagem rock, se consolidou no top 10 da Grande São Paulo, apresentando algumas variações que também tem posicionado a rádio entre a oitava e a decima colocação geral, dependendo do filtro considerado.

Popular também é "adulto"

Outra emissora que também se encaixa numa classificação etária mais adulta é a Nativa FM 95.3, emissora popular que tradicionalmente figura entre as maiores audiências médias e de alcance da Grande São Paulo. Emissoras de formatos populares também conseguem "conversar" bem com faixas etárias mais elevadas, algo que também é observado na Gazeta FM 88.1 e, de certo modo, em outras FMs classificadas como populares e que estão no top 10. 

Jovem em cheque?

Período político, mudanças no espectro FM, entre outros fatores, tem atrapalhado na definição dos rumos que o mercado deve tomar. A Band FM 96.1, emissora de formato popular/hits que atualmente lidera a audiência de forma isolada, conta com uma parcela significativa de público jovem em seus recortes. O mesmo ocorre com a Transcontinental FM 104.7.

Outro canal de grande audiência jovem também apresentou fatores externos que mudaram essa configuração do top 10” Foi o caso da Metropolitana FM 98.5, rádio que vinha se sustentando com certa facilidade na sexta colocação geral (chegou a "beliscar" o top 5 no primeiro semestre deste ano), mas desde agosto convive com um impasse em seu canal.

Historicamente há uma tendência de alta de formatos mais jovens e ecléticos na temporada de verão. E o rádio observa esse período para saber se alguns formatos precisam ser repensados ou se há uma situação atípica no comportamento de audiência. E o tudoradio.com segue acompanhando.

Tags: Curiosidade, ranking, adulto-contemporâneo, recorte, audiência, FM, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.