Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018 @ 10:59

Panorama: 98 FM avança e acirra a disputa em Curitiba. Caiobá FM segue líder geral

Curitiba - Jovem Pan FM retoma a quarta colocação geral em períodos gerais. Clube FM e Rádio Gospel também avançam

Publicidade

Curitiba acompanhou ontem (10) mais uma atualização dos dados da audiência FM, pesquisa realizada pelo Kantar Ibope Media. No geral, o FM curitibano oscilou negativamente nos principais períodos da medição, mercado que vinha de uma ampliação gradativa de seu universo de ouvintes. Porém, para a média histórica, os números seguem elevados e o cenário está cada vez mais de disputas acirradas. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/setembro a novembro de 2018):

 

Mudanças no Top 3

A 98 FM 98.9, emissora de formato popular/hits, continua imprimindo um ritmo forte de crescimento em seus números. A FM obteve a maior variação positiva entre as primeiras colocadas nos períodos gerais, fato que a posicionou em segundo lugar geral em filtros como o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Trata-se do melhor desempenho obtido pela 98 FM nos últimos anos, principalmente em relação ao volume de audiência da emissora.

À frente segue a Caiobá FM 102.3 (popular/hits), estação que assumiu recentemente a liderança geral de audiência na Grande Curitiba após varias altas consecutivas em seus índices. Na comparação com a pesquisa anterior, a 102.3 FM ficou estável em seu volume de audiência (pouco oscilou) e continua isolada no topo do ranking nos períodos gerais. 

Já a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo) aparece na sequência, com uma média muito próxima do volume registrado pela FM nas pesquisas anteriores, ou seja, está estável. Para se ter ideia, o volume atual da Massa FM já resultou no teto de audiência do FM na Grande Curitiba em alguns dos resultados passados. Isso dá uma dimensão de como a disputa por colocações no Top 3 acontece em alto nível, elevando o universo de ouvintes do meio rádio. 

Mais destaques 

A Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) registrou uma nova melhora em seu volume de audiência e voltou a se posicionar na quarta colocação geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que já lidera há anos em seu formato. A FM é seguida pela Ouro Verde FM 105.5, estação de formato adulto-contemporânea que completa o top 5 nesse mesmo período.

Na sequência, o 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com outros dois avanços: a Clube FM 101.5, emissora de formato popular, apresentou mais um avanço em sua média de audiência, sendo esta o maior volume a ser registrado pela FM na comparação com as pesquisas registradas ao longo deste ano. A outra FM que avançou foi a Gospel FM 89.3, líder no formato gospel/religioso, FM que passa a ficar isolada em sétimo geral nesse período.

Transamérica FM 100.3 (jovem/pop - esportes, emissora que ganhou uma posição), Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativo) e BandNews FM 96.3 (jornalismo) completam o top 10 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), rádios que seguem bem próximas entre si em períodos gerais. 

Novidades 

A CBN FM 90.1 (jornalismo) volta a ser a FM mais próxima do top 10 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A emissora obteve um forte avanço em sua média, diminuindo de forma considerável a distância que separa a CBN de sua concorrente direta, a BandNews FM.

Outro ponto a considerar é a nova evolução nas médias somadas da Rádio Banda B FM 107.1 AM 550 (popular/jornalismo - esportes) em Curitiba, prática comum entre estações que atuam nas duas faixas no Brasil. No 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas considerando a AM, a Banda B conta com o quarto maior volume de audiência geral. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

FM+Web

A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.