Quarta-Feira, 09 de Janeiro de 2019 @ 15:07
São Paulo – Rádio automotivo é disparado o mais ouvido em Portugal
Em franca expansão no Brasil, o rádio FM utilizado por meio de smartphones também está ganhando “terreno” entre os portugueses. Segundo um levantamento realizado no segundo semestre do ano passado, 15,7% dos entrevistados disseram que ouvem FM em seus aparelhos celulares.
De acordo com o estudo Bareme Rádio, realizado pela Marktest em várias regiões de Portugal, o rádio automotivo é predominante na preferência dos portugueses. Segundo o levantamento, 72.4% dos ouvintes preferem ouvir rádio em seus carros. Esse número corresponde a 6,2 milhões de pessoas, segundo a Marktest.
Veja também:
> Estudo da Nielsen destaca o papel da mídia de Rádio em públicos específicos
Em segundo lugar aparece o rádio portátil. O aparelho receptor é preferido por 16% da população. Já os portugueses que preferem ouvir rádio no smartphone representa 15,7%, o que corresponde a 1,3 milhão de ouvintes com mais de 15 anos.
A pesquisa também observou a idade dos ouvintes. Na faixa entre 15 e 24, 88% preferem ouvir rádio no carro. Enquanto isso, 27,9% responderam que gostam de ouvir rádio pelo smartphone, enquanto 6,4% ouvem pelo rádio portátil.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.