Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2018 @ 07:44

O Rádio hoje | Estudo da Nielsen destaca o papel da mídia de Rádio em públicos específicos

São Paulo - Como a publicidade de rádio pode impactar em públicos-alvos definidos através de estratégias combinadas entre diferentes plataformas

Publicidade

Um novo relatório realizado pela Nielsen, principal instituto de pesquisas sobre comportamento e consumo nos Estados Unidos, destaca que o consumo de mídia naquele país segue em alta e tem características únicas em cada plataforma. E o destaque do meio rádio fica por conta do alcance, onde ele é líder geral. O levantamento mostra como o rádio pode completar de maneira efetiva qualquer campanha publicitária, inclusive as mais segmentadas.

Pensando no rádio como uma mídia de massa (fato óbvio devido o seu alcance), a Nielsen estudou o comportamento do consumo de cada plataforma com base em um nicho especifico (um público-alvo avançado), como proprietários de cães. Nessa amostra, o alcance do rádio  vai para 93%, enquanto a TV registra um valor de 91% (plataformas de maior alcance entre a população geral).

O recorte é importante para exemplificar como combinar as plataformas numa campanha específica, neste caso direcionada à proprietários de cães. Lembrando que cada mídia possui hábitos bem específicos em seus consumos. A partir do recorte, o estudo da Nielsen considera as seguintes perguntas:

- O que acontece quando a mídia é misturada?
- A TV alcança os mesmos consumidores que o rádio?
- Qual é a sobreposição? Que alcance único o rádio traz? E quanto ao rádio com celular?
- Qual valor incremental o rádio nacional traz para outras combinações de mídia?

Segundo o relatório da Nielsen, os profissionais de marketing podem ver que o rádio fornece um potencial de alcance incremental para quase todos os meios, porque muitos americanos sintonizam das estações semanalmente. 

Recomendamos:
> Daniel Starck: A nova economia aposta na "mídia tradicional" e nos dá dicas de como o rádio pode ser relevante
> "How Radio Works": Novos estudos explicam qual é o papel do rádio AM/FM para anunciantes 

O levantamento aponta que a publicidade no rádio pode ajudar a preencher as lacunas de uma campanha e atingir consumidores que não foram impactados por outra plataforma. Por exemplo, telespectadores leves (aqueles que passam apenas uma pequena quantidade de tempo assistindo TV a cada semana) podem ser acessados de forma muito eficaz por rádio, ampliando assim o impacto da campanha.

Líder em alcance nos Estados Unidos, o meio rádio conta com 92% da população norte-americana ouvindo semanalmente as estações FM e AM. A Nielsen ainda destaca que o consumo médio de mídia entre os norte-americanos é de 11 horas diárias.

Tags: Rádio, pesquisa, publicidade, plataformas, investimento

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.