Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 11 de Janeiro de 2019 @ 12:58

Panorama: 98 FM avança e define liderança nos detalhes com a Caiobá FM. Rádio Banda B cresce no FM de Curitiba

Curitiba - BandNews FM também amplia sua média de audiência. Mercado oscila de forma negativa na comparação com a pesquisa anterior

Publicidade

O mercado de rádio da capital paranaense acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência de rádio, pesquisa feita pelo Kantar Ibope Media, relacionada ao último trimestre de 2018. No geral, o FM viu uma oscilação negativa em seu universo de ouvintes na Grande Curitiba na comparação com a pesquisa anterior. Mas vários destaques foram percebidos, inclusive um acirramento da disputa pela liderança geral. Acompanhe (05-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre outubro a dezembro de 2018):

 

Liderança definida nos detalhes 

Acirrou de vez a disputa pela liderança geral entre a Caiobá FM 102.3 e a 98 FM 98.9, algo que não era observado em Curitiba há anos. As duas rádios, que são de formato popular/hits, mas com focos diferentes (principalmente na faixa etária), estão tecnicamente empatadas no topo do ranking. A Caiobá FM segue líder geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), enquanto a 98 FM já aparece na primeira colocação em outros filtros gerais (como o 05h-05h/todos os dias).

O feito dessas duas emissoras é expressivo. As duas rádios vem de altas consecutivas nas últimas medições. A Caiobá FM iniciou a sua arrancada antes, o que proporcionou a liderança para a 102.3 FM no final de 2018 e a ampliação do teto da audiência local. 

Já a arrancada da 98 FM é mais recente, porém ela parte de outro ponto: durante boa parte do ano de 2018 a rádio não estava próxima da disputa pela liderança, ficando isolada na terceira colocação geral. 

Com mudanças estratégicas nos dois projetos artísticos (mais a partir do segundo semestre do ano passado), tanto da Caiobá FM como da 98 FM, ambas conseguiram ampliar seus volumes de audiência. A audiência curitibana respondeu de forma positiva às investidas dessas duas FMs.

Na atual medição, a 98 FM foi a única das cinco primeiras colocadas a apresentar ampliação em seu volume de audiência na comparação com a medição passada. 

A sequência conta com a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo, rádio que ainda está próxima da disputa e gera expectativa de como irá reagir), Jovem Pan FM 103.9 (líder no jovem/pop e quarto geral) e Ouro Verde FM 105.5 (líder no adulto-contemporâneo), isso no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Mais novidades 

A Rádio Banda B FM 107.1 conquistou outro importante destaque na medição de audiência em Curitiba. Sem considerar a soma de sua audiência com a faixa AM (que a posiciona entre os quatro maiores volumes na Grande Curitiba), é possível observar o avanço da rádio popular/jornalística para muito próxima do top 10 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A 107.1 FM está colada na décima colocada geral, sendo um recorde para o canal e um feito rápido (considerando que a Rádio Banda B não completou um ano na sintonia). 

Ainda sobre o Top 10, Gospel FM 89.3 (líder no gospel/religioso e sétimo geral) e BandNews FM 96.3 (jornalismo) ignoraram a  variação negativa do meio, ampliando suas médias de audiência no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Para a BandNews FM isso representou o retorno da FM para a oitava colocação geral nesse período. 

Após varias altas consecutivas, a Clube FM 101.5 (popular) segue em sexto geral no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), emissora que continua próxima do Top 5 nesse período. 

Transamérica FM 100.3 (Jovem/pop-esportes) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/alternativo) completam o top 10 no 05-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que as distâncias entre as rádios a partir da sétima colocação não é grande. 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.
 
FM+Web
 
A partir de janeiro de 2016 o Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil, onde a nova metodologia possibilitou que 20% das entrevistas fossem realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming) e também no offline (já que essa pesquisa online também afere a audição via ondas terrestres).
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.