Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Você tem o hábito de ouvir podcasts?

Enquete

Quinta-Feira, 16 de Maio de 2019 @ 07:46

Panorama: BH FM volta a ampliar a liderança em Belo Horizonte. Alvorada FM segue subindo

Belo Horizonte - 98 FM também amplia seus números e volta a ficar mais próxima do top 5. Antena 1 e CDL FM evoluem

Publicidade

O rádio da capital mineira acompanhou mais uma atualização geral dos dados da audiência FM local, esta que é medida pelo Kantar Ibope Media através de pesquisa. Na comparação com os índices anteriores, o meio FM mineiro apresentou uma leve variação negativa em seus números, mas vários destaques de evolução foram observados. Acompanhe o panorama do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre fevereiro a abril de 2019):

Movimentações no top 3

Após um acirramento da disputa pela liderança geral nos principais períodos da medição, a BH FM 102.1 (popular/hits) voltou a abrir uma diferença em relação às demais FMs do ranking ao variar de forma positiva em seus números. A emissora está isolada na liderança de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

A BH FM é seguida pela Rádio Itatiaia FM 95.7 (popular/jornalismo-esportes), atual vice-líder atual em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e líder em filtros como o alcance (onde crava mais de 2 milhões de ouvintes diferentes por mês). Já a Liberdade FM 92.9 (popular/sertanejo) fecha o top 3 nesse período.

Avanços 

A Alvorada FM 94.9 (adulto-contemporâneo) manteve na atual pesquisa a tendência de alta que já era vista em seus números na medição passada. A emissora evoluiu novamente no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e viu diminuir a distância que a separa do top 3 nos períodos gerais. Trata-se da terceira alta consecutiva no índice da Alvorada FM.

Na sequência, 107 FM 107.5 (gospel) e Jovem Pan FM 99.1 (líder no jovem/pop) aparecem na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), com detalhe da 99.1 FM ter ampliado seu alcance mensal, que segue acima de 1,2 milhão de ouvintes (quarto maior volume do mercado local).

Na sequência, com uma boa variação positiva em seus números, a 98 FM 98.3 (jovem/rock-talk) volta a ficar mais próxima do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), além de estar isolada na sétima colocação geral nesse período.

A Antena 1 FM 105.1 (adulto-contemporâneo) também se destacou ao variar de forma positiva, fazendo com que a rádio retomasse a oitava colocação no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). 

Belo Horizonte também viu variação positiva no índice da CDL FM 102.9 (adulto/alternativo), emissora que fecha o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e está próxima da Extra FM 103.9 (popular/hits).

Mais destaques

O mercado mineiro também viu uma variação positiva no índice da CBN FM 106.1, emissora que volta a ficar posicionada à frente da BandNews FM 89.5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas a distância entre as duas FMs de formato jornalístico é pequeno.

Outro destaque é a evolução vista no índice da 93 FM 93.5 (popular/hits), uma das novidades do mercado mineiro, emissora que ampliou a sua capacidade de cobertura de sinal na região metropolitana neste início de 2019.

Também foi observada uma variação positiva no índice da Rádio Super FM 91.7 (adulto/jornalismo), emissora que reage ao ignorar a variação negativa do meio FM mineiro.

Veja também:
> Panorama: Rádio Itatiaia acirra a disputa pela liderança de audiência no FM de Belo Horizonte. BHFM segue na ponta 

Importante: entenda o ranking…
 
A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.
 
Cerca de 32 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Belo Horizonte.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Belo Horizonte: clique aqui.

Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Belo Horizonte, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 17 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como consultor nas áreas artística e digital.



...


Mais tudoradio.com

tudoradio.com © 2001 - 2019 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.