Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Julho de 2019 @ 10:46

Extra: Rádio Eldorado retorna ao dial FM de Porto Alegre e substitui a FM Express

Porto Alegre - Tradicional marca de rádio popular da Rede Pampa foi percebida em 104.9 FM na noite desta terça-feira (2)

Publicidade

Atualizado às 11h53 - A Rádio Eldorado está de volta ao dial FM de Porto Alegre e região metropolitana. A emissora foi percebida a partir da noite desta terça-feira (2), conforme relatado por colaboradores do tudoradio.com. Com o início das operações da Rádio Eldorado FM 104.9, de formato popular/hits, a Rede Pampa (grupo que a controla) promove o retorno da marca ao dial FM após mais de 2 anos de ausência. Já a FM Express, de formato jovem/pop, encerra a sua participação de 1 ano no dial FM e fica restrita à operação via internet. Acompanhe:

Segundo informações extra-oficiais, os comunicadores que atuavam pela FM Express e que originalmente eram da própria Eldorado, vão compor a grade da emissora popular em 104.9 FM. Vale lembrar que a Rádio Eldorado também segue no ar em 1020 AM, frequência da Rede Pampa que manteve a marca ativa durante a sua ausência do dial FM.

Outra informação importante relacionada à Rádio Eldorado é de que a programação veiculada em 1020 AM até o fechamento deste texto é diferente do que se ouve em 104.9 FM. Na faixa AM, a emissora conta com músicas e vinhetas, assim como já estava anteriormente. Na FM, há locução ao vivo e outra programação musical. Porém nos dois casos as emissoras são populares e se identificam como Rádio Eldorado.

A Rádio Eldorado já foi um dos maiores volumes de audiência do FM da Grande Porto Alegre, principalmente durante a sua passagem em 96.7 FM (canal que hoje atua como Rádio Caiçara). A partir de 2014, o projeto foi deslocado para 97.5 FM, substituindo a Jovem Pan FM neste canal. A permanência nesta sintonia durou até 2017, quando a Rede Pampa decidiu promover a jornalística Rádio Pampa para 97.5 FM.

Com o retorno da Rádio Eldorado ao dial FM, fica a expectativa do mercado local em relação à disputa por audiência. Considerando o formato da emissora, a rádio deve concorrer diretamente com a Radio 92 FM 92.1, a própria 104 FM 104.1 (que é também da Rede Pampa), além da Rádio 88,7 FM 88.7 de Novo Hamburgo. 

Porém há a dúvida se a frequência 104.9 FM auxiliará a Eldorado nessa disputa, canal que não possuí uma tradição de briga por audiência. O sinal da estação é de qualidade local na capital gaúcha, porém sua transmissão parte de Barra do Ribeiro (ao sul de Porto Alegre).

a FM Express foi criada em 2 de julho de 2018, ou seja, durou 1 ano no dial FM da Grande Porto Alegre. O projeto era inédito e marcou o retorno da Rede Pampa à operação do formato jovem/pop (ausente no grupo desde o encerramento da Jovem Pan FM em 97.5 FM). A FM Express, que agora fica disponível apenas via internet, era uma concorrente direta da Rádio Mix FM 107.1 e também da Atlântida FM 94.3.

O retorno da Rádio Eldorado ao dial FM foi antecipado com exclusividade pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com desta terça-feira (2).

Clique aqui e confira a atual configuração do dial FM da Grande Porto Alegre

Colaboração de Max da Veiga


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Porto Alegre, mudança, dial, FM, Rede Pampa, Eldorado, FM Express, rádio

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.