Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019 @ 10:47

Panorama: Massa FM avança e alcança a vice-liderança geral. 98 FM segue líder

Curitiba - Mercado oscila negativamente na capital paranaense, aproximando as três primeiras colocadas

Publicidade

O mercado de rádio de Curitiba acompanhou ontem (11) mais uma atualização dos dados da audiência FM local, esta que é medida regularmente pelo Kantar Ibope Media. Com base em cruzamento dos dados atuais, foi possível determinar que o universo FM sofreu um recuo na medição, isso na comparação com a pesquisa passada, sendo a segunda retração consecutiva. O fato contraria a tendência de alta vista em outros centros. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/trimestre abril a junho de 2019):

Mudança no top 3

A Massa FM 97.7 voltou a variar de forma positiva na medição de audiência. A emissora popular/sertaneja não seguiu a tendência de queda do meio FM local e elevou a sua média em períodos gerais, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Isso a reposicionou na vice-liderança geral nesses filtros, rádio que passa a ser seguida pela Caiobá FM 102.3 (popular/hits).

O que não muda é a liderança geral da 98 FM 98.9, de formato popular/hits. A emissora segue isolada no topo do ranking geral FM, apesar do teto da pesquisa ter diminuído em relação às medições anteriores.

Há uma expectativa local de como a audiência irá se comportar nos próximos meses. As rádios 98 FM e Caiobá FM passaram por mudanças em suas grades (no período da manhã), além de outros investimentos. A Massa FM também contou com ajustes em seu projeto, principalmente na grade musical.

Recomendamos:
> Exclusivo: Caiobá FM inicia atualização de sua plástica e anuncia André Nogueira em sua equipe
> Comunicador Renato Gaúcho estreia na grade da 98 FM em Curitiba
> Massa FM deve entrar a partir de setembro e São Paulo será cabeça de rede. Feliz FM segue até o dia 15

Sequência…

Em relação à posições, há uma estabilidade na sequência do ranking no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Ouro Verde FM 105.5 segue isolada em quarto geral nos principais períodos da pesquisa, além da ampla liderança no formato adulto-contemporâneo. E a FM é seguida pela Jovem Pan FM 103.9, líder no jovem/pop e estável no ranking.

A Clube FM 101.5 (popular) foi outra emissora que ignorou a oscilação negativa do meio FM curitibano e variou de novo de forma positiva. O índice cravado pela FM é o maior a ser registrado pela FM nos últimos meses e a distância que a separa do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é cada vez menor.

A sequência do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com a Rádio Gospel FM 89.3 (religiosa/gospel), BandNews FM 96.3 (jornalismo), Mundo Livre FM 93.9 (alternativa) e Transamérica FM 100.3 (jovem/pop-esportes), cada uma isolada em sua colocação. Mundo Livre FM e Transamérica ampliaram os seus índices.

A Rádio Banda FM 107.1 segue como FM mais próxima do top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a marca possuí o quinto maior volume de audiência na soma com a 550 AM 05h-00h (FM+AM+WEB/todos os dias e locais).

Veja também: 
> Panorama: Ouro Verde FM ignora queda do meio FM e avança em Curitiba. 98 FM segue líder

Importante: entenda o ranking

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado períodos de tempo), entre outros dados.

Cerca de 24 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Curitiba.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Curitiba: clique aqui.

Tags: Rádio, Ranking, Ibope, panorama, audiência, Curitiba, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.