Terça-Feira, 26 de Maio de 2009 @ 10:05
Rio de Janeiro – Emissora deixará o dial nos próximos dias
Conforme foi amplamente noticiado pelo Tudo Rádio.com, a Antena 1 FM 103.7 do Rio de Janeiro já está com seu encerramento previsto para os próximos dias. Uma das principais rádios do dial carioca encerra suas transmissões, a exemplo de outras rádios importantes do Rio de Janeiro. No lugar a Antena 1 estará a Nativa, rádio que deixará os 96.5 FM devido a estréia da Super Tupi AM 1280 no dial FM.
Apesar de possuir o mesmo nome e a mesma marca da Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, a emissora carioca possuí uma programação independente em relação a rede paulista. Toda a programação é voltada ao Rio de Janeiro, com grade e profissionais próprios da FM carioca. A emissora também ostenta atualmente um bom índice de audiência, estando entre as 10 rádios mais ouvidas da capital fluminense.
Mesmo com essas diferenças a rádio carioca era considerada membro integrante da rede Antena 1, representando a rádio nacional no Rio de Janeiro. Ao levar esse fato em consideração o mercado carioca acaba de perder mais uma rede de grande relevância nacional, a exemplo da saída da Jovem Pan 2 em 2007 para a estréia da Mix.
Além da Jovem Pan 2 e da Antena 1 o Rio de Janeiro já enfrentou situações extremamente polêmicas no dial FM desde o seu auge, entre os anos 80 e 90. As mais recentes tiveram como protagonistas rádios como a Globo FM (rádio que ia bem em seu segmento, tinha uma marca forte e um público fiel) e a Cidade FM (oscilava entre as rádios mais ouvidas do Rio, deixando o dial para a estréia da Oi FM, rádio que possui uma baixa audiência).
A partir de junho o grupo Diário Associados assume os 103.7 FM, tirando a Antena 1 do ar.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.