Quinta-Feira, 28 de Maio de 2009 @ 10:21
São Paulo – Fato ocorreu ontem na capital paulista
Na noite de ontem a forte interferência causada por rádios piratas atrapalhou o funcionamento do Aeroporto de Congonhas, considerado o mais movimentado do país. Pilotos de três aeronaves não conseguiram se comunicar com a torre de controle do aeroporto em São Paulo e tiveram que mudar a rota, consequentemente o local de desembarque.
Segundo a TV Globo um dos vôos foi desviado para Guarulhos (Aeroporto Internacional de Cumbica) e os outros dois para Campinas (Viracopos). A companhia área teve que fretar ônibus para deslocar os passageiros até o destino final, o Aeroporto de Congonhas. Segundo informações da Infraero e da TV Globo, o problema teve duração de aproximadamente duas horas, sendo das 20h00 até as 21h50.
Interferências são comuns na comunicação entre aeronaves e torre de controle, algo que não deveria ocorrer. A presença maciça de emissoras piratas na faixa do FM, com transmissores irregulares e totalmente desregulados causa esse tipo de problema grave. O número de emissoras clandestinas é mais elevado nas regiões mais afastadas do centro, justamente quando as aeronaves iniciam o sobrevôo na capital paulista, precisando se comunicar com mais frequência com a torre de controle dos aeroportos.
Denuncie a pirataria. Clique aqui e saiba como.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.