Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019 @ 07:31

Panorama: Rádio Gaúcha varia de forma positiva no ranking FM e segue isolada na liderança de audiência

Porto Alegre - Rádio Caiçara segue consolidada na vice-liderança geral. Rádio 102.3, Rádio Grenal e Mix FM seguem evoluindo

Publicidade

Porto Alegre também acompanhou mais uma atualização dos dados da audiência FM local, com base na pesquisa que é feita regularmente pelo Kantar Ibope Media. Segundo o cruzamento dos dados da medição trimestral, o meio rádio viu uma ligeira variação positiva na comparação com o período anterior, puxado pela alta da audiência na faixa AM. O FM teve leve oscilação negativa, mas está em um patamar estável em relação à medição anterior. Acompanhe os destaques (05-00h/FM+WEB/trimestre julho a setembro de 2019):

Top 5 mais definido

Sem mudanças significativas no top 5 do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) em relação à medição anterior. Melhor para a atual líder geral, a Rádio Gaúcha FM 93.7 (jornalismo/esportes), emissora que se manteve sozinha na primeira colocação de todos os principais períodos da pesquisa, além de variar de forma positiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A evolução da Rádio Gaúcha volta a ampliar o teto da medição FM.

A sequência segue mais definida no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), mas com as concorrentes ainda.não estando tão distantes entre si. Com isso, a Rádio Caiçara FM 96.7 (popular) continua consolidada na vice-liderança no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo seguida pela 104 FM 104.1 (popular/hits) e Rádio 92 FM 92.1 (popular/hits).

A maior concorrência está pela definição do top 5 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), onde a distância das emissoras é menor. A Continental FM 98.3, líder no formato adulto-contemporâneo, segue na quinta colocação geral, mas ainda é seguida de perto pela Atlântida FM 94.3 (líder no jovem/pop). Essas duas FMs, que não são concorrentes diretas em seus formatos, não viram oscilações significativas em seus índices na comparação com a pesquisa passada.

Concorrência indireta, mas acirrada no geral

A sequência do 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) segue de concorrência mais acirrada (devido a aproximação entre as concorrentes, muitas que não atuam nos mesmos formatos), com mudanças de colocações a cada nova medição.

A Rádio Alegria FM 92.9 (popular/sertanejo) segue evoluindo e está ligeiramente mais próxima das rádios que estão a frente do ranking FM, seguida mais de perto pela Rádio 102.3 FM 102.3. Essa emissora, de formato adulto/alternativo, tem evoluído de forma constante no ranking FM, tendência mantida na medição atual.

Rádio Grenal FM 95.9 (esportes) aparece na sequência e crava a sua melhor condição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), isso em relação à sua trajetória histórica. A emissora vem de nova melhora em seu índice, assim como a Rádio Mix FM 107.1 (jovem/pop), que também está com uma trajetória positiva na Grande Porto Alegre.

Antena 1 FM 89.3 (adulto-contemporâneo) e Rádio 88,7 FM 88.7 (popular/hits) complementam essa sequência acirrada no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).

Sequência

O ranking FM no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) conta com as emissoras Rádio Pampa FM 97.5 (jornalismo), Rádio Guaíba FM 101.3 (jornalismo/espirtes), Jovem Pan FM 90.7 (jovem/pop) e BandNews FM 99.3 (jornalismo/esportes), todas bem próximas entre si. Rádio Eldorado FM 104.9 (popular/hits), que voltou recentemente ao dial FM, já aparece próxima dessa sequência.

Veja também:
> Panorama: Rádio Gaúcha mantém a liderança de forma isolada em Porto Alegre. Rádio Caiçara se consolida em segundo

Importante: entenda o ranking…

A medição de audiência realizada pelo Kantar Ibope Media conta com vários cenários diferentes. O abordado aqui é acompanhado pelo tudoradio.com desde 2007, mostrando a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas. Para algumas emissoras é importante estar entre os maiores volumes de audiência, mas para outras o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo, situações que vão determinar as estratégias de cada estação.

Também é importante considerar que a média de ouvintes por minuto é um dos dados considerados pelo mercado. A pesquisa conta com outros índices e valores, como share (partilha do meio FM/AM entre as rádios medidas), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes diferentes impactados pela rádio durante um determinado período de tempo), entre outros dados.

Cerca de 28 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande Porto Alegre.

Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande Porto Alegre: clique aqui.
 


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Ranking, Ibope, panorama, audiência, Porto Alegre, média, universo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.